x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 8

acessos 7.016

Certificado e-cpf e e-cnpj no mesmo token

RENATO BANHOS PEREIRA

Renato Banhos Pereira

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 16:19

Boa tarde, tenho um certificado de um cliente que possui o e-cpf e o e-cnpj modelo A3 no mesmo token.
Este cliente está precisando emitir uma nota fiscal de devolução e quando vou fazer a assinatura do certificado me retorna a seguinte mensagem "FAVOR VERIFICAR SE O TOKEN ESTÁ CONECTADO CORRETAMENTE". Tem alguma coisa a ver com os certificados instalados no token?

Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 18 junho 2018 | 16:31

Renato Banhos Pereira

Boa tarde,

Acredito que não, pois tenho tokens aqui com mais de 2 certificados até no mesmo dispositivo, tanto e-cnpj quanto e-cpf.

Acredito que tenha mais a ver com o driver do token instalado.

Verifique se voce está utilizando o driver correto para o token.

Espero ter ajudado

Abraço

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 11:22

Renato Banhos Pereira

Até onde eu sei, para o correto funcionamento, você só pode utilizar um token para cada certificado.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 11:27

Pedro Henrique

Bom dia,

Com certeza! Eu tenho 2 tokens SafeNet E5100, um está com 5 certificados sendo 3 e-CNPJ A3 e 2 e-CPF A3, e o outro com 2 e-CNPJ A3. Utilizo, tranquilamente, sem problemas, na hora de usar é só selecionar o certificado desejado pra assinar o documento. O que vai acontecer é que na hora de assinar o documento, sua lista que deve aparecer com um único certificado, vai aparecer todos que estiverem no token, daí é só selecionar o desejado.

Já tive também dispositivos de outros modelos e outros fabricantes, também com mais de 1 certificado. A informação que tenho obtido é que esses dispositivos token devem suportar no máximo uns 6 certificados... ainda não precisei usar mais que isso.

Abraço

CLÁUDIO ANTÔNIO DA SILVA

Cláudio Antônio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:39

Carlos Alberto Leite e Pedro Henrique

Aqui no região, o pessoal está dizendo que não podemos ter mais do que um, claro que, eles querem é vender mais, por isso passam a informação de que só podemos colocar um, quando for comprar outro certificado, vou questionar isso. Valeu pela informação.

Cláudio Antônio da Silva
CRIATIVA Contabilidade Ltda
WhatsApp Business (51) 986320450
[email protected]
---
Contabilidade para Igrejas
Emissão de Certificado Digital
---
Empresa Associada à Contadores S/A
Empresa Membro do ICBR | Instituto dos Contadores do Brasil
Carlos Alberto Leite

Carlos Alberto Leite

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:54

Cláudio Antônio da Silva

Pois é, você tem razão, eu tirei um certificado há uns 3 anos no Serasa e eles me obrigaram a usar o dispositivo deles... tive que comprar 1 com eles, mas é que na ocasião eu estava com urgência do certificado.

Atualmente, só faço certificado com o Correios. Comprei os dispositivos no Mercado Livre, na faixa de uns 60 reais cada e fiz os certificados através dos Correios. Saiu por menos da metade do preço do Serasa tudo.

Abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.