x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 2.809

Férias indenizadas de sócio com férias remuneradas

Anonimo

Anonimo

Iniciante DIVISÃO 1
há 5 anos Terça-Feira | 19 junho 2018 | 21:17

Trabalhei numa empresa como CLT e depois aceitei ser sócio quando foi me apresentado a oportunidade.
As minhas férias de 30 dias eram remuneradas como qualquer outro mês trabalhado.
Saí da empresa com meio mês de férias em haver, que não me foram pagas, assim como as proporcionais.
O motivo dado é que não teria esse direito porque sou sócio, não tem reserva de benefícios.
São 12 faturas por ano para a empresa matriz, o sócio recebe 12 valores integrais, incluindo período de férias. E no momento que ele sai, tudo cessa, porque a fatura fecha no dia fim do trabalho.
Mas no meu entendimento, se o direito de férias foi provido, ele não pode ser retirado com o final do contrato social, não?
A fatura final não deveria adicionar os dias de férias em haver?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 14:29

Boa tarde.
Como você sabe, sócio não tem direito as férias, decimo terceiro.
Mas, se foi acordado (por escrito) através de ATA (ou equivalente), então se a empresa não quiser pagar, então caberá ingressar com ação na justiça.
Qdo e acordado não se paga com o titulo de férias, mas como "prêmio ou outra nomenclatura" ok..

Com relação as suas perguntas, e melhor consultar um advogado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.