x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 6

acessos 367

INSS Autônomo

Décio Carlos da Costa

Décio Carlos da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 08:39

Olá!

Trabalho como autônomo e tenho dúvidas sobre o valor da contribuição, no caso, o tomador de serviços normalmente recolhe os 11% para o profissional prestador de serviços, porém, gostaria que fosse 20% para poder solicitar minha aposentadoria por tempo de contribuição/serviço,. Posso indicar isso direto no recibo RPA ou RPS, ou devo efetuar um recolhimento complementando em 9% para atingir os 20%, isso pode ser feito? Qual o procedimento para isso e qual o código de contribuição devo usar (Contribuinte Individual)?

Desde já obrigado.

Juliana Dusso

Juliana Dusso

Prata DIVISÃO 2, Analista Pessoal
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 10:40

Bom dia !

Neste caso sugiro que você vá até previdência social verificar, a empresa não é obrigada pagar 20% se assim a lei dizer.

A única obrigação da empresa é reter os 11% do INSS conforme a lei, e autônomo precisa está cadastrado na prefeitura e seguir as regras para este tipo de prestação.

Décio Carlos da Costa

Décio Carlos da Costa

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 14:20

Olá Juliana e Carlos, obrigado pelas informações!

Então executo um serviço e emito o RPA e 11% será recolhido pela contratante, entendo eu que sendo 11% recolhido pela contratante, eu poderia complementar com + 9% atingindo 20% em determinado mês ou não? Eu possuo 33 anos de contribuição, então gostaria lógico continuara trabalhando, porém, contribuir mais esses dois anos e requerer aposentadoria por tempo de contribuição.

Ou é indiferente, a contratante recolhe os 11% sobre os serviços e Eu, se quiser tenho que contribuir mensalmente e de forma separada com 20% talvez do salário mínimo, não ficaria dupla contribuição?

Isso para mim é muito confuso, por isso estou pedindo ajuda.

Obrigado