x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 527

GCAP - Como declarar

Renan

Renan

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Sistemas
há 5 anos Quarta-Feira | 20 junho 2018 | 17:54

Boa tarde,

Preciso de ajuda na seguinte situação:

Possuo 50% de um imóvel que recebi por doação do meu pai e a minha mãe possui os outros 50% deste imóvel. Como declaro a minha mãe como minha dependente no imposto de renda(ela não possui renda), eu declaro o valor total do imóvel na minha declaração(350 mil).
O imóvel foi vendido pelo valor de 440 mil e agora não sei como devo preencher o gcap, uma vez que a minha mãe entra na regra de isenção de imposto (não possui outro imóvel nem vendeu algum imóvel nos últimos 5 anos), porém eu não entro nessa regra por possuir outro imóvel em meu nome.
Minha dúvida é:

Eu preencho a minha gcap com 50% do valor do imóvel (175 mil de aquisição e 220 de venda) e pago o imposto sobre essa diferença? Nesse caso eu também preencho uma gcap para a minha mãe referente aos outros 50%?

Por ela entrar na regra de isenção, eu posso preencher uma gcap no nome dela referente a 100% do valor do imóvel e importar na minha declaração? Ou por ela não ser contribuinte e isenta do imposto eu nem preciso preencher gcap?

Obrigado,

Renan.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.