x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 705

Venda de Mercadoria de Alto Valor, Porém Apresentado NF de Prestação de Serviços

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 08:22

Bom dia Colegas!

Gostaria de tirar uma dúvida. Até onde eu sei, por lei o certo seria emitir duas NFs. uma de venda e outra de prestação de serviços.

Em nosso condominio foi adquirido um motor com valor extremamente faturado. Ao verificar NF, consta uma NF de prestação de serviços, e não menciona nada de modelo do motor, ou mesmo especifica qual foi o valor do motor e da instalação.

De fato estão tentando esconder o valor, pois pelo pesquisamos um motor do porte que foi aquirido jamais seria o valor de R$ 3.500,00


Estou certa no quisito que deveriam emitir duas NFs?

obrigada.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 09:55

Provavelmente o que aconteceu é a empresa ser cadastrada apenas na prefeitura para prestar serviços e não vender, mas, pontualmente comprou este motor para revenda. Realmente é uma operação irregular, se você quiser levar à risca o certo seria devolver. Mas se há vantagem na compra, você pode solicitar uma declaração de venda por parte de pessoa física com número do CPF, haja, vista que condomínio também não possui inscrição estadual para emitir uma nota fiscal de entrada.




Vocês riem de mim por eu ser diferente, e eu rio de vocês por serem todos iguais.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:52

Cara Monica Vieira,

Ocorreu somente a compra do motor ou houve tb alguma prestação de serviços como por exemplo instalação?

Se foi somente a compra o certo seria somente uma nota fiscal (estadual), se ocorreu uma instalação desse motor, mas já estava acordado na aquisição que a comprar seria do motor instalado, não havendo nenhum acréscimo por essa instalação, tb é o caso de somente nota fiscal de venda.

Já se houve a cobrança de um valor para que ocorre-se a instalação, ai sim, deveria ter uma nota fiscal de venda do motor e outro nota fiscal de serviço do valor acordado para a instalação.

A nota fiscal de venda no caso é muito importante para explica a aquisição do produto junto aos condôminos e exigir a garantia em caso de defeito.

Recomento que peça a NF e em caso de recusa, vá a um posto de fiscalização estadual e faça uma denúncia formal.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 15:39

Cara Monica Vieira,

O problema da conjugada é que os estados não repassam informações das notas para os municípios, com isso os municípios não tem como usar as notas conjugadas.
Se ocorreu venda + serviço teria de pedir duas notas.


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 09:56

Bom dia Reinaldo!

Agradeço pelo retorno. Mais ainda tenho dúvida, pois com certeza se eu questionar irão falar que o município aceita NF conjugada. Não trabalha na área fiscal, mas também entendo que o correto deveria ser emitido 2 NFs.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 30 junho 2018 | 11:15

Só poderá ser conjugada a DANFE com o serviço e para isso a empresa precisa ter inscrição estadual, na primeira pergunta eu entendi que era só prestadora de serviço.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Sábado | 30 junho 2018 | 13:19

Boa tarde Telma!

Cometi um equivoco, a empresa tem sim inscrição estadual. ,mas em conversa com outras pessoas do ramo, deveriam ter emitido duas NFs. pois não consta dados do motor, e no caso de precisar de garantia, não teremos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.