x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 9.684

ISS/Nota Fiscal (NFS-e/NF-e) p/MEI

João Vítor Galiano Soares

João Vítor Galiano Soares

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 15:31

Bom dia, estou com uma grande dúvida sobre a legislação de impostos para Emissão de Notas fiscais e acredito que precisarei procurar um contador, mas antes, decidir vir até o site para saber se é possível o esclarecimento.

Existe-se uma MEI que precisará emitir Nota Fiscal de prestação de serviço e de venda de peças, na ocasião, seria a NFS-e e NF-e, porém, eu não sei qual Alíquota do ISS aplicar na emissão dá NFS-e, seria 0% ou 2%? Se caso eu aplico 2%, como iria pagar o imposto se no simples nacional, o ISS vêm cobrado á R$ 5,00..

Estou preenchendo um cadastro para uma seguradora, a mesma me perguntou se essa MEI, é optante do simples nacional, e também pediu para que eu informasse a alíquota do ISS. (ESSA MEI PRESTA SERVIÇOS PARA SEGURADORAS, NO RAMO AUTOMOTIVO)

Só exemplificando: Uma outra empresa do ramo automotivo presta serviços para a mesma seguradora, porém a empresa tem porte ME, e usa alíquota do ISS de 2% na emissão de NFS-e. (Essa empresa atua na mesma cidade que a MEI).

Essa tabela está correta? www.delphin.com.br

Quanto a emissão de NF-e, irei ter problemas com a receita ou similar em emitir NF-e sem dar entrada no produto? Acontece que essa MEI comprou um estoque antigo de uma autopeças e a mesma não emitiu nota fiscal na venda.

A MEI irá vender peças para Pessoa Jurídica e precisará emitir Nota Fiscal, parte desse estoque não têm entrada, como irei proceder?

Em relação a entrada de mercadorias, a MEI já está comprando peças de distribuidoras para revenda, como proceder com a entrada de Mercadoria? MEI precisa dar entrada destas mercadorias? Precisa-se de algum programa para que se dê entrada dessa mercadoria via XML?

"Atualizando"

** Consegui a resposta a respeito do ISS.. seguinte,

Como a empresa é MEI, a Alíquota referente ao ISS, será 0, pois é isento desta tributação, mesmo colocando a alíquota de 2% no portal ISSQN, automaticamente, ao salvar a nota, o site deixa a Alíquota zerada, não incide ISS.

Segue confirmação: imgur.com/sr1bsTF

Ainda tenho dúvidas a respeito da NF-e.. quem puder me ajudar, agradeço, obrigado.





Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 24 junho 2018 | 14:40

Se sua empresa é MEI não destaque ISS pois este imposto está incluso no imposto mensal que você paga. Se vc tem inscrição estadual poderá emitir uma venda pela DANFE.

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
João Vítor Galiano Soares

João Vítor Galiano Soares

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 5 anos Terça-Feira | 26 junho 2018 | 12:16

Olá Telma, bom dia.

É verdade, mesmo destacando a alíquota do ISS a 2% ou qualquer número acima de 0, o sistema da prefeitura automaticamente deixa a alíquota em 0, pois o regime tributário da empresa é MEI e como você afirmou, o imposto já está incluído no DAS, ou seja, a Alíquota do ISS para prestação de serviços de qualquer MEI sempre será 0, segue confirmação, clique aqui

A MEI têm inscrição estadual. Também têm muita mercadoria em estoque, porém não teve Nota de entrada, tenho que fazer NF-e de entrada para poder emitir a NF-e de saída da mesma?

O MEI precisa fazer nota de entrada?

Como é feita e entrada de mercadoria via XML? É necessário contratar algum programa? Existe algum programa da SEFAZ para que se possa registrar as NF-e emitida contra a MEI?

A MEI já emitiu NF-e pra PJ dentro do estado com CFOP 5102 e CSOSN 0500, para fora do estado, utilizou o CFOP 6949 e CSOSN 0500/.. precisava saber se está correto esta linha de raciocínio, sendo que a venda de mercadoria para PJ sempre é para consumidor final ou não contribuinte (Aonde a ST foi recolhida pelo fornecedor na compra).

Obrigado pela atenção.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sábado | 30 junho 2018 | 11:06

O MEI precisa fazer nota de entrada? NÃO

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.