x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 0

acessos 1.278

Reclassificação de financiamentos; curto e longo prazo

Lucas Fontes

Lucas Fontes

Iniciante DIVISÃO 1, Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 16:57

Olá,

a situação é a seguinte:

Em 31/12/2010, foi feito financiamento no valor de XYZ, para um Ativo Imobilizado M, para pagamento em quatro parcelas semestrais - taxa A% ao mês. Até onde pude me informar, as primeiras duas são classificadas no curto prazo, enquanto a terceira e a quarta no longo prazo.

A dúvida é a seguinte: em algum momento, a terceira e a quarta parcelas terão que ser reclassificadas do Passivo Não Circulante para o Passivo Circulante, quais momentos são esses? O meu entendimento atual parte da noção de que o curto prazo compreende um período menor ou igual a 12 meses da data do financiamento, enquanto o longo prazo compreende um período maior que 12 meses da data do financiamento, todavia, não tenho nenhuma fonte que confirme isso claramente. Seguindo esse conceito, os pagamentos e reclassificações ficariam assim:

30/06/2011 -> Pagamento parcela 1; Reclassificação parcela 3 (de PNC para PC, por entrar nos 12 meses)
31/12/2011 -> Pagamento parcela 2; Reclassificação parcela 4 (de PNC para PC, por entrar nos 12 meses)
30/06/2012 -> Pagamento parcela 3
31/12/2012 -> Pagamento parcela 4

Qual seria a abordagem correta?


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.