x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 1

acessos 271

MEI x Contratação de Vendedoras

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 junho 2018 | 23:22

Prezados bom dia!

Uma opinião dos colegas:

Teve uma empresa que contratou algumas funcionárias para trabalhar panfletando e fazendo vendas e com isso recebiam também suas comissões.

As ex-funcionárias eram e são leigas no que tange as leis trabalhistas e aceitaram trabalhar sem registro...após um tempo a empresa abriu um MEI em nome dessas vendedoras. Ou seja, as funcionárias contratadas até então para trabalhar sem carteira, agora estavam prestando serviços para a empresa através do MEI.

Acontece que as funcionárias, eram e são leigas e não sabiam do que se tratava o MEI.
Disseram para mim: “A patroa me fez assinar uma papelada....”

Vejam só. Elas (sendo MEI’s) trabalhavam de SEG a SEX, das 8 as 12 e das 13:30 as 18h e Sab das 8h as 12h.

Ou seja, cumpriam uma jornada de trabalho, como se tivessem se sujeitando a empresa.

NO meu entender esse relato acima, configura um vinculo empregatício, meio que disfarçado. Será que isso é uma causa para um processo trabalhista? Será que elas iriam sair ganhando alguma coisa se colocassem um processo contra a empresa?

Será que essa causa posso indicar procurar um advogado?

Obrigado a quem puder ajudar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.