Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 272

Cálculo incorreto das horas extras

Vanusa

Vanusa

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 13:45

Boa tarde!

Uma empresa fez o cálculo das horas extras dos funcionários de forma incorreta, pagando um valor superior ao que deveria no mês que passou. Agora que a empresa percebeu o erro, quer descontar esse valor e solicitou que os funcionários assinassem uma autorização de desconto.
Está correta essa operação? Alguém sabe informar se existe alguma legislação para essa situação?

Agradeço se alguém conseguir ajudar.

Vanusa

Carla Leme

Carla Leme

Ouro DIVISÃO 1, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 14:17

Vanusa
Quando o erro na folha de pagamento, é corrigido de imediato, ( no mês seguinte) é legal fazer.
Não pode demorar, mas da forma como você falou, e ainda tendo o termo do funcionário concordando, está certinho.

Att.

Carla Leme
Analista de Recursos Humanos
Bragança Paulista - SP
Vanusa

Vanusa

Prata DIVISÃO 1, Supervisor(a) Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 22 junho 2018 | 14:47

Oi Carla, agradeço a ajuda, porém a situação é mais complexa do que eu imaginava, vou tentar explicar (nâo sou da área de RH, mas estou tentando ajudar um conhecido):
O funcionário em questão possui 3 contratos com valores diferentes para a mesma empresa. No mês passado, a empresa calculou as horas extras considerando apenas um dos contratos, o de valor mais alto, o que resultou em horas extras com valor elevado. Porém agora a empresa quer recalcular as horas extras considerando os três contratos, o que irá reduzir os valores de horas extras. O funcionário compreende que o correto é "devolver" essa diferença, porém a empresa quer descontar de uma só vez, e como é um valor considerável, esse valor irá fazer falta para o colaborador. Será que é possível fazer esses descontos de forma parcelada e incluir nesse termo que a empresa está solicitando assinatura esse parcelamento? ou alguém saberia informar qual é a forma mais correta para resolver essa situação?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.