x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.601

Recebimentos de Invoices - Ajustes na contabilização

Margareth Itou Pinheiro Castanho

Margareth Itou Pinheiro Castanho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 24 junho 2018 | 13:37

Prezados,

Uma empresa recebeu invoices nos anos 2014 a 2017. Na contabilidade esses valores foram creditados na conta de "Clientes".
Por algum motivo a empresa deixou de emitir as notas fiscais dessa invoices. Como a empresa não possuía um controle de clientes, não havia um comparativo entre o saldo da contabilidade e da empresa.
Ocorre que a empresa está sendo comprada, e os auditores precisam do controle de clientes. A empresa providenciou o controle, e o saldo não condiz com o saldo da contabilidade. Isso porque, na contabilidade foram creditados valores sem a contra partida a debito (emissão da nota fiscal) .
Parece que posso fazer um ajuste em 2018. Só não tenho a clareza de como fazer. Pensei nesses lançamentos:

Para tirar os valores que foram creditados na conta de clientes no período de 2014 a 2017:
D - Clientes (Ativo)
C - Adiantamentos de Clientes (Passivo)

Após a empresa emitir as notas fiscais os lançamentos seriam:
D - Clientes (Ativo)
C - Serviços Prestados no Exterior (Conta de Resultado)

Em seguida (na data da emissão da nota) faria a transferência dos valores que já tinham sido recebidos e estão na conta de Adiantamento de Clientes:
D - Adiantamentos de Clientes (Passivo)
C - Clientes (Ativo)

***

Ou como são ajustes de exercícios anteriores o lançamento seria:
D - Clientes (Ativo)
C - Ajustes Exercícios Anteriores (Passivo)

Não sei se consegui ser clara com as minhas dúvidas.

Att.

Mantenha a fé em que vai vencer no final, independentemente das dificuldades, e, ao mesmo tempo, enfrente a realidade nua e crua da sua situação atual. (Stockdale)
GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2018 | 15:41

Boa tarde!

Creio que o correto é lançar em Ajustes de Exercícios Anteriores, pois o resultado não pertence à este exercício.
Sobre estes lançamentos, pesquise no Fórum que tem material à respeito.

Abraço

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.