x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 305

Ativo Imobilizado - classificação de um produto

Margareth Itou Pinheiro Castanho

Margareth Itou Pinheiro Castanho

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 24 junho 2018 | 13:57

Prezados,

Temos um cliente do Lucro Presumido - Prestação de serviços - atividade Pesquisas Laboratoriais.

Ele adquiriu "colunas" que são usadas em um equipamento para a execução de projetos. Os preços dessas colunas variam, sendo grande parte valor superior a R$ 2.000,00. Quanto a vida útil, depende da utilização no projeto, podendo a mesma ser utilizada em mais de um projeto. Ou seja, por mais de um período.

Por determinação da empresa, essas colunas são consideradas (e contabilizadas) como "insumos".

Ocorre que a empresa (laboratório) está sendo comprada e precisou fazer um levantamento dos insumos que ainda possui no estoque. E as colunas são parte desse estoque.

Porém, os auditores não estão considerando as colunas no estoque, pois dizem que as mesmas pertencem ao "ativo imobilizado".

Que critério devemos usar neste caso? Considerar ou não ativo imobilizado um bem que pode ou não ter vida útil de mais de 12 meses?


Att.

Mantenha a fé em que vai vencer no final, independentemente das dificuldades, e, ao mesmo tempo, enfrente a realidade nua e crua da sua situação atual. (Stockdale)
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Domingo | 24 junho 2018 | 14:31

Ativo Fixo, pois o valor é ser superior a R$ 1.200,00.

Deve ser tangível;
Deve ser destinado para uso de produção ou fornecimento de mercadorias e serviços, para aluguel a outros ou fins administrativos; e
Deve ser utilizado por mais de um período.



99 acertos e nenhum elogio, 1 erro mil condenações

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.