x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 11

acessos 1.017

Certidão Negativa de Débito em Dívida Ativa

Vinicius Silva

Vinicius Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 10:09

Bom dia Amanda,
Aconselho usar o Mozilla Firefox ou Internet Explorer para realizar a retirada da certidão, pois o Chrome geralmente não funciona como gostaríamos perante o site da Receita

Att.,
Vinicius Silva
JuXavier

Juxavier

Bronze DIVISÃO 3, Analista
há 5 anos Terça-Feira | 10 julho 2018 | 21:07

Boa noite pessoal!

Alguém já conseguiu emitir certidão de divida ativa do RJ? Estou tentando desde semana passada. Sempre aparece que o sistema esta inoperante e mesmo no atendimento presencial está temporariamente suspenso. E mais, no caso de urgência enviar e-mail para: @Oculto, mesmo assim não respondem.
Ai pergunto, se nossa empresa está num processo de concorrência de licitação, precisa apresentar CND, como fica?

Bruno Jesus

Bruno Jesus

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escritório
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 08:48

Proderj adia outra vez previsão de retorno do sistema de dados do Estado; falha dura 25 dias
Aviso é distribuido na entrada da inspetoria da divida ativa Aviso é distribuido na entrada da inspetoria da divida ativa Foto: Roberto Moreyra / Agência O Globo
Extra Tamanho do textoA A A

Pela terceira vez em menos uma semana, o Centro de Tecnologia do Estado do Rio (Proderj) alterou a sua previsão para o retorno dos serviços que utilizam o computador principal da autarquia. Desde o dia 10 de junho, o equipamento está fora do ar, afetando diversos serviços como o pagamento da Dívida Ativa estadual e a quitação da taxa de incêndio anual (veja abaixo o que não está em operação).

Na semana passada, o Proderj prometeu restabelecer os sistemas no dia 28 de junho (quinta-feira). A previsão, porém, não foi cumprida, passando para a última terça-feira, dia 3 de julho. Agora, a nova promessa é retomar os serviços nesta quinta-feira, dia 5.



PUBLICIDADE

inRead invented by Teads
O Proderj informou que o processo de recuperação do computador principal avançou nos últimos dias, e que o sistema operacional foi reativado pelos servidores públicos da autarquia. O status atual é de restauração dos backups, com os sistemas sendo restabelecidos de forma gradual, priorizando os mais críticos.

Veja quais são os serviços que estão fora de operação no Estado:

SERVIÇO

Registro de roubos e furtos de carros

CONSEQUÊNCIA

Não é possível registar as ocorrências desde 10 de junho. Veículos roubados ou furtados no período podem estar circulando sem conhecimento dos agentes de segurança.

HÁ ALTERNATIVA?

Somente com o retorno do sistema.

SERVIÇO

Taxa de incêndio

CONSEQUÊNCIA

Contribuintes que não quitaram suas taxas de incêndio até os dias 14 ou 18 de maio não conseguem retirar a segunda via do documento. Não é possível, também, efetuar o pagamento das taxas orçadas em boletos.

HÁ ALTERNATIVA?

O Corpo de Bombeiros publicou uma portaria em que amplia o prazo para que contribuintes que têm carnês de pagamento consigam realizar a quitação da 2ª parcela até 5 de outubro. O prazo anterior terminou em 15 de junho, justamente durante a queda do sistema. Contribuintes que têm cota única terão seus casos analisados individualmente.

SERVIÇO

Dívida ativa

CONSEQUÊNCIA

Contribuintes estão impedidos de regularizar suas situações. Transações de imóveis também estão prejudicadas, pois dependem da certidão negativa de débito da Divida Ativa.


HÁ ALTERNATIVA?

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE-RJ), que administra a Dívida Ativa, está estudando como os boletos que venceram no período da queda do sistema poderão ser pagos sem os acréscimos cobrados quando há atraso. Para isso, os contribuintes devem aguardar a comunicação de como proceder, que será divulgada no site da PGE-RJ.


SERVIÇO

Controle de processos

CONSEQUÊNCIA

Todas vez em que é requisitado um serviço ou uma compra, é gerado um número de procedimento administrativo. O sistema que controla a tramitação dos processos está fora do ar para ligar o órgão de origem do processo para seu ente final.

HÁ ALTERNATIVA?

Somente com o retorno do sistema.

SERVIÇO

Sistemas do Detran-RJ

CONSEQUÊNCIA

Não é possível a abertura e a consulta de processos. Os serviços mais utilizados que estão fora do ar são a cassação e da suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e de procedimentos para o recurso de multas, do estorno no pagamento de DUDAs e para a alteração de cadastrados junto ao órgão.

HÁ ALTERNATIVA?

Somente com o retorno do sistema.

SERVIÇO

Consulta do cadastro de matrícula da rede escolar

CONSEQUÊNCIA

Impede a impressão de diplomas para o EJA (Educação de Jovens e Adultos), os supletivos. Sem o histórico, não é possível a inscrição em cursos que exigem o documento ou em caso de necessidade de apresentação do histórico escolar.

HÁ ALTERNATIVA?

Somente com o retorno do sistema.

SERVIÇO

Transmissão de dados com Bradesco

CONSEQUÊNCIA

Afeta o pagamento das folhas salariais da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), da Câmara Municipal do Rio e do Instituto Vital Brazil.

HÁ ALTERNATIVA?

Somente com o retorno do sistema. A Alerj decidiu por replicar a folha de maio de deputados e servidores no mês de junho. Já a Câmara decidiu por aguardar a volta da operação do Proderj.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.