Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 284

Dúvidas carnê leão

Fabiana

Fabiana

Iniciante DIVISÃO 1, Fisioterapeuta
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 11:30

Bom dia!

Iniciei minhas atividades como profissional liberal e vou preencher o carne leão.

Pago aluguel de uma sala e lançarei o aluguel e gastos com celular e internet que utilizo para manter contatos com os clientes, alem de eventuais materiais de escritório, como carimbo, canetas, blocos, recibos, fichas e lenços que utilizo no dia a dia e pagamento anual do registro para atuação.

Só fiquei com duvida se os itens abaixo são dedutíveis. Poderiam me ajudar?

- alimentação (almoço ou jantar)
- estacionamento em período de período de trabalho
- eventualmente, faço atendimentos de casa (correspondente à 1/6 do tempo), posso lançar aluguel da minha residencia + condomínio + luz? O devo guardar como evidência?
- iniciarei um curso de aprimoramento (no ínio será de extensão pois pode ser feito por modulo, mas depois de 3 anos e a conclusão efetiva de todos os módulos, o titulo é considerado pós graduação. Posso lançar essa despesa?

Desde já agradeço pela atenção.

Abraço

CARINA APARECIDA SANTOS

Carina Aparecida Santos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 25 junho 2018 | 13:01

boa tarde!

Recomendo que baixe o programa do Carnê Leão, disponivel no site da Receita Federal. No menu ajuda > instruções tem uma apostila indicando todas as despesas dedutíveis permitidas.
Guarde todas todos comprovantes de despesas que você incluir na sua declaração mensal, assim como o controle dos recibos que você vai emitir a seus pacientes.

Bom trabalho. Abraços!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.