x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 5

acessos 14.225

Mesmo CBO com salario diferente

Dennis Nepomuceno

Dennis Nepomuceno

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 15:10

Edilene,

Eu utilizo dessa prática e nunca tive problemas trabalhistas em Sindicatos ou Justiça do Trabalho. Meu cliente é uma empresa de softwares e utilizo este escalonamento para os programadores, que possuem níveis de conhecimento e prática diferentes, independentemente se o CBO é o mesmo.

Grande abraço.

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 29 junho 2018 | 17:38

Edilene Freire,

se voce tiver um plano de cargos e salários como o colega comentou acima, pode sim sem problemas futuros com o ministério do trabalho

Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

Humberto Rodrigo Oliveira

Humberto Rodrigo Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 16:43

Boa tarde,

Posso ter 2 funcionários com o mesmo CBO porém com funções e salários diferentes?

É um posto de gasolina que tem 2 auxiliares de Escritório, porém uma é a encarregada da parte administrativa do posto. (compras Vendas) e quando a dona não está ela que responde pelo posto!

DANIEL ALBUQUERQUE

Daniel Albuquerque

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 09:10

Humberto Rodrigo Oliveira ,


porque voce não encaixa a cbo correta desse funcionário que desempenha umas atividades a mais? caso ele tenha curso superior voce pode esta alocando o mesmo como gerente administrativo caso ele tenha curso superior ou assistente administrativo, assim voce não tem esse problema de dois funcionários na mesma função e de salários diferentes e também ja colocando corretamente as funções dos funcionários evitando futuros problemas trabalhistas como dupla função etc. Segue abaixo a cbo e a descrição sumaria e características das funções

1421-05 - Gerente administrativo


Descrição Sumária
Exercem a gerência dos serviços administrativos, das operações financeiras e dos riscos em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as do setor bancário. Gerenciam recursos humanos, administram recursos materiais e serviços terceirizados de sua área de competência. Planejam, dirigem e controlam os recursos e as atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar o impacto financeiro da materialização dos riscos.

1421 :: Gerentes administrativos, financeiros, de riscos e afins


Condições gerais de exercício
Atuam em empresas industriais, comerciais, agrícolas, públicas, de educação e de serviços, incluindo-se as de intermediação financeira, em atividades gerenciais de apoio à atividade-fim, predominantemente como assalariados, com carteira assinada. Trabalham em equipe, sob supervisão ocasional, atuando em ambientes fechados e em horário diurno.

Formação e experiência
Para o exercício das ocupações de gerentes administrativos e financeiros, a escolaridade varia em função do porte da instituição empregadora: curso superior incompleto e cursos profissionalizantes de até quatrocentas horas ou graduação tecnológica, bacharelado e de pós-graduação. Os requisitos para os gerentes de riscos são mais elevados - curso superior mais pós-graduação na área e conhecimento do negócio em que atua. Neste caso, o pleno desempenho das atividades ocorre em torno de cinco anos gerenciando riscos em uma área específica.


4110-10 - Assistente administrativo

Descrição Sumária
Executam serviços de apoio nas áreas de recursos humanos, administração, finanças e logística; atendem fornecedores e clientes, fornecendo e recebendo informações sobre produtos e serviços; tratam de documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos mesmos. Atuam na concessão de microcrédito a microempresários, atendendo clientes em campo e nas agências, prospectando clientes nas comunidades.

4110 :: Agentes, assistentes e auxiliares administrativos


Condições gerais de exercício
Trabalham nos mais variados ramos de atividades públicas ou privadas. São empregados com carteira e se organizam em equipe, tendo supervisão ocasional. O ambiente de trabalho é fechado e o horário é diurno. A categoria de "auxiliares" foi extinta nos orgãos públicos e suas funções são realizadas pelos assistentes administrativos. Já no caso da área privada, a categoria de "auxiliares e ajudantes" parece estar em processo de extinção e suas funções sendo incorporadas pelos assistentes ou pelos estagiários. Os agentes de microcrédito atuam junto às comunidades, em ambientes abertos.



Formação e experiência
Para o acesso às ocupações dessa família ocupacional requer-se o ensino médio completo, um a dois anos de experiência profissional e para algumas das ocupações, curso básico de qualificação. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.





Tú se tornas ETERNAMENTE responsavél, por aquilo que cativas!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.