x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 2

acessos 1.058

Envio ECF dois contadores no período

Marcio Rangel Souza Pessoa

Marcio Rangel Souza Pessoa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 5 anos Quinta-Feira | 5 julho 2018 | 11:22

Assumimos a escrita contábil de uma empresa no mês de junho/2017, antes disso, a escrituração contábil era feita em outro escritório.

Eu enviei o ECD a partir do período em que iniciamos a escrituração contábil da empresa, porém, o escritório anterior, não enviou a ECD, pois falou que a empresa não era obrigada a enviar.

Agora, gerando a ECF, eu não consigo gerar, visto que pede a ECD do ano inteiro e só tenho de parte do ano, como devo proceder neste caso, visto que não tenho a ECD do outro período?

Viviane Lima

Viviane Lima

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 27 setembro 2018 | 16:37

Olá, prezados!

Gostaria de explanar a seguinte situação, para ter a ajuda de algum colega que já tenha passado por isso e assim, abrir a discussão para ajudar outros colegas.

Receberei, a partir de Outubro/2018, um cliente de outro contador, que adiantadamente, me falou que prepara apenas o livro- Caixa da empresa. A empresa é do regime Lucro Presumido, registrada em 2012.

A minha pergunta é a seguinte, como enviar ECD e ECF referentes a esse exercício, uma vez que o meu trabalho, possivelmente, estará comprometido? Provavelmente, o outro contador não fará a escrituração contábil ref a Jan/2018 a Set/2018; não assinará ECD. Posso enviar apenas a ECD de Out/2018 a Dez/2018? E quanto ao envio da ECF que escritura todo o ano calendário?

Nestes casos, assumindo uma contabilidade no decorrer do ano calendário, onde as obrigações acessórias anuais estariam comprometidas pela falta da escrituração dos anos anteriores, e pela descontinuidade da responsabilidade técnica, o que fariam sobre a falta de escrituração de Jan/2018 a Set/2018 e a assinatura de responsabilidade técnica referente a esse período?

Lembrando que a minha intenção como profissional, é ajudar esse cliente. Mantendo a partir da minha responsabilidade, uma contabilidade completa e conforme a legislação vigente.

Muito obrigada.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.