x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 3.495

Retificar Sped ECF e Sped ECD

Alex Mendonça

Alex Mendonça

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 08:35

Bom Dia Prezados!

Preciso retificar o Sped ECF realizado este ano de 2018 ,pois faltou algumas despesas a serem lançadas ,para isso acontecer devo também retificar o SPED ECD?

Como proceder na retificação dos dois SPED ?

Alguém poderia me informar???

Obrigado!

Alex



Leandro Costa

Leandro Costa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 11:58

Alex Mendonça Bom dia!

Primeiro passo é saber se as alterações de fato são necessárias para que seja feita retificação da sua ECD e não como ajuste do exercício anterior em 2018, pois uma vez transmitido e autenticado o arquivo da ECD, este só pode substituído caso os erros encontrados não possam ser corrigidos por meio da retificação de lançamento contábil extemporâneo.

Nos demais casos, onde o registro por lançamento não pode corrigir o erro, para substituir o livro autenticado,você deverá gerar no novo arquivo, a ser enviado, o registro J801 – Termo de Verificação Para Fins de Substituição da ECD ]com detalhes dos erros que estão sendo corrigidos e que deve ser assinado:

1. Pelo próprio profissional da contabilidade que assina os livros contábeis substitutos; e
2. Pelo seu auditor independente, quando as demonstrações contábeis da organização forem auditadas por auditor independente.

O segundo passo é a retificação da ECF, recuperando a nova ECD transmitida.

Caso sua ECD não necessite de retificação, sua ECF poderá ser retificada normalmente já com os valores corretos. Devem surgir algumas advertências informando a divergência entre os valores recuperados de sua ECD e os valores informados na ECF, mas apenas à título de confirmação, tendo em vista que você irá corrigir o erro no exercício posterior.

Para a retificação da ECF basta informar no Registro 0000 que a escrituração é retificadora e incluir o número do recibo anterior.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.