x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 302

Bloqueio de restituição x atraso na IRRF

CLAUDIO VICTOR DA ROCHA FERNANDES

Claudio Victor da Rocha Fernandes

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 09:53

Bom dia,

estou com um pequeno problema na minha restituição de imposto de renda, a alegação da Receita é de que eu poderia ter errado o preenchimento ou a empresa fez o informe errado para receita, pois bem, chequei as situações descritas e para minha surpresa ambas estão corretas porem, o que foi informado na DIRF não foi recolhido.
Ai fica a pergunta:

A empresa reteve esse IR na minha folha de pagamento e não repassou para a receita, a mesma pode "bloquear" a restituição mesmo eu tendo já descontado em folha? Visto que a responsabilidade de recolhimento foi da empresa e não meu?

Luiz Carlos Vilar

Luiz Carlos Vilar

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 14:40

A principio não deveria , mas desde ano passado a receita vem fazendo esse tipo de bloqueio para tentar pressionar os empresários a pagar suas dividas junto a RFB e sanar em paralelo os problemas causado nos funcionários.

Acredito que essa pratica é abusiva, ate porque você pagou, e quem deixou de cumprir com o pagamento foi a empresa, isso na minha cabeça é considerado como crime de apropriação de indébito. MAS no brasil quem esta errado esta certo e quem esta certo passou ser o errado.

Inversão de valores !

Desculpa o desabafo.

Luiz Carlos Vilar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.