x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 220

dissolução empresa

rosana  machado rodrigues

Rosana Machado Rodrigues

Iniciante DIVISÃO 4
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 12:01

Ola, amigos

estou com um problema e preciso de ajuda no que fazer

Bom eu estava em uma empresa simples e há 2 anos sai dela, porém o sócio novo não colocou nenhum outro sócio e também não deu continuidade na empresa, sendo que há mais de 2 anos não tem movimentação. Porém essa empresa ainda está em um endereço de locação onde eu era a locatária, mas já saímos do imóvel há 3 anos e realmente nesse 1 ano que fiquei, estávamos pra mudar o endereço e não mudamos naquela época, bom sai da empresa por problemas de relacionamento e agora pergunto:

a) essa empresa por não ter tido nenhuma atividade há mais de 2 anos e por mais de 180 dias não ter colocado outro sócio, houve a dissolução?
b) eu por ser ex sócio posso judicialmente pedir a baixa dessa empresa? já que o sócio que ficou, não trocou de endereço, não continuou nada na empresa e vi que tem alguns débitos nos simples de 1 nota, quero pagar isso pois foi da minha época ainda, tenho como dar baixa?
c) por estar ainda em um endereço que não consta nenhuma empresa nova, permanecemos com o cnpj lá, porém graças a deus pela crise ainda não locou, mas pode acontecer de ser locado e o novo inquilino não conseguir inserir seu cnpj neste local por estar o cnpj da empresa que eu era sócia nesse local ainda?
d) posso eu ex sócia entrar com uma ação pedindo a retirada da empresa nesse local que eu era a locatária? por no futuro poder me prejudicar?
e) posso ser prejudicada mesmo tendo saido há 2 anos da empresa, por ainda constar nesse local a empresa? ou como sai não é mais minha responsabilidade?

ajudem please, nao estou dormindo por causa disso!

Vinicius Silva

Vinicius Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 15:02

Boa tarde Rosana.

a) essa empresa por não ter tido nenhuma atividade há mais de 2 anos e por mais de 180 dias não ter colocado outro sócio, houve a dissolução?
R: Não há dissolução, a empresa ficará suspensa e irá gerar multas. Prazo para que essas multas caia nos CPF'S dos sócios da empresa, não tem como saber..

b) eu por ser ex sócio posso judicialmente pedir a baixa dessa empresa? já que o sócio que ficou, não trocou de endereço, não continuou nada na empresa e vi que tem alguns débitos nos simples de 1 nota, quero pagar isso pois foi da minha época ainda, tenho como dar baixa?
R: Não vou saber te responder, mas acredito que alguns colegas sanaram sua duvida.

c) por estar ainda em um endereço que não consta nenhuma empresa nova, permanecemos com o cnpj lá, porém graças a deus pela crise ainda não locou, mas pode acontecer de ser locado e o novo inquilino não conseguir inserir seu cnpj neste local por estar o cnpj da empresa que eu era sócia nesse local ainda?
R: Conseguir abrir um CNPJ o novo pode abrir sem problemas, mas irá gerar um transtorno para você caso precise da Inscrição Estadual, pois a SEFAZ é bem rígida e se tiver uma IE no mesmo endereço, eles indeferem o processo. Digo o mesmo até da Prefeitura, se constar um cadastro municipal no endereço e estiver ativo, eles vão indeferir o processo também.

d) posso eu ex sócia entrar com uma ação pedindo a retirada da empresa nesse local que eu era a locatária? por no futuro poder me prejudicar?
R:O contrato de locação foi feito no seu nome ou no nome da empresa? O contrato de locação foi por tempo indeterminado?

e) posso ser prejudicada mesmo tendo saido há 2 anos da empresa, por ainda constar nesse local a empresa? ou como sai não é mais minha responsabilidade?
R: Tem casos que o sócio que saiu pode sim ser prejudicado, mas no seu caso não.

Att.,
Vinicius Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.