x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 698

Obras em Andamento - Construtora Civil

Luzia Nogui

Luzia Nogui

Iniciante DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 11 julho 2018 | 18:25

Boa tarde!

Estou lançando a contabilidade de uma empresa de construção civil pela primeira vez e tenho portando algumas dúvidas.
Nesta há uma conta denominada obras em andamento, além de contas contábeis separadas por obra. Como devo contabilizar a empresa mediante o CPC 47?
Estou pesquisando como contabilizar Obras em Andamento, poderiam indicar algum livro em que possa dirimir minhas dúvidas?

Desde já agradeço a atenção dispensada.

Ricardo Assis Gerbelli

Ricardo Assis Gerbelli

Bronze DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 13 julho 2018 | 17:44

Olá Luzia, boa tarde.

Vamos lá de uma forma BEM prática:

Obras em andamento é uma conta do Ativo Circulante que visa demonstrar o valor aportado por X empreendimento até o momento.

Não deve-se despesar nenhum valor até chegar o momento certo que é:

* Apresentar Receita sobre o investimento;
* Despesas sobre o percentual de obra acabada;

Obviamente haverá vendas de unidades ainda em construção, portanto um olhar analítico sobre o início do momento da venda deve ser realizado, assim começará o momento da apropriação das despesas sobre o % da obra acabada.

Sugiro checar se há tal controle realizado pelo responsável da obra.

Existem vários tópicos sobre o tema como o reconhecimento da receita x baixa do investimento

Esse livro vai te ajudar a entender, mas, há bastante material explicando várias dúvidas na Internet sobre Construção Civil.

Oculto?tag=goog0ef-20&smid=A1ZZFT5FULY4LN&ascsubtag=a200c527-a4Oculto-3307a23aa330" target="_blank" rel="nofollow" class="redirect-link">Livro

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.