Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Jul 2018
00:03

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

antecipação/diferença ICMS

2respostas
209acessos

profissãoContador(a)
mensagens5
pontos146
membro desde15/05/2013
cidadeDivinopolis - MG
Postada:Quarta-Feira, 11 de julho de 2018 às 18:36:58
Saudações !
Estou com uma dúvida em relação a "protocolos de ICMS = inscrição estadual fora do Estado de origem" e espero que aqueles que souberem possam por favor sanar isso para mim. (Estou em MG)

CONVÊNIO ICMS CONFAZ 52 de 07.04.2017, possibilita convênios entre alguns estados para o recolhimentos de ST / Antecipação de ICMS com o "Encerramento de Tributação" e também exitem normatizações para o recolhimento "sem o Encerramento de ICMS" (não é o caso desse decreto).

Minha dúvida: É, se um fornecedor fora do estado de MG, porém com "inscrição através de protocolo" nesse estado, ao efetuar uma venda para MG, poderá além do recolhimento da "ST" (obrigação dele), efetuar também a "antecipação do ICMS ou Diferença de ICMS" (obrigação do destinatário, cf Art 42, parag 14 do RICMS) através desse protocolo que ele possui ?

* Recolheria o ST para os produtos com incidência ST e recolheria a Antecipação/Diferença de ICMS para os produtos não ST (para os produtos relacionados na NF)

Desde já agradeço.

Bom dia, tudo bem?
Eu lí sobre isso mesmo... mas na prática não conheço ninguém que tenha feito. parece que esse entendimento são dos juízes das 1ª,3ª e 4ª região federal, mas não sei se isso "virou" uma sumula vinculante, vc tem algum material? Ob
Jose Flavio da Silva

Usuário 2 Estrelas Douradas

profissãoAtendente
mensagens1.533
pontos8.667
membro desde24/10/2017
cidadeFortaleza - CE
Postada:Quinta-Feira, 12 de julho de 2018 às 12:39:49
Roni, isso quem dirá é o Convênio ou o Protocolo ICMS. Por exemplo, imagine um Protocolo que diga que o ICMS ST ou o diferencial de alíquota deverão ser retidos pelo fornecedor (emitente da NF-e), então, ele usará a inscrição estadual fornecida por Minas Gerais a fim de reter o ICMS (exige do comprador/destinatário o valor do ICMS) e repassará os valores ao erário de Minas Gerais no prazo fixado na legislação (que é o próprio Convênio/Protocolo).
Agora, imagine um ICMS antecipado, então, ele não poderá utilizar a inscrição estadual pois esse ICMS, certamente, terá um prazo diferente para entregar ao Fisco (geralmente ocorre na entrada no Estado ou num prazo menor fixado pela legislação do destinatário). Não existe ICMS antecipado fixado em Convênio/Protocolo.
Em síntese: sempre observar o ICMS estipulado no Convênio/Protocolo e caso tenha inscrição estadual no Fisco destinatário deverá ser utilizado para retenção e posterior repasse ao Fisco de destino. Lembrar que o DIFAL partilhado, também, foi autorizado a ser retido pelo fornecedor (ver Convênio 93/2015).
profissãoContador(a)
mensagens5
pontos146
membro desde15/05/2013
cidadeDivinopolis - MG
Postada:Quinta-Feira, 12 de julho de 2018 às 13:09:27
Boa tarde jose Flávio...
muito bem entendido. Obrigado!

Bom dia, tudo bem?
Eu lí sobre isso mesmo... mas na prática não conheço ninguém que tenha feito. parece que esse entendimento são dos juízes das 1ª,3ª e 4ª região federal, mas não sei se isso "virou" uma sumula vinculante, vc tem algum material? Ob

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

conheça mais

Facebook

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César