x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 760

Retificação SEFIP - INSS

Diane Maia

Diane Maia

Bronze DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 14:29

Boa tarde!!

Estou com um problema e gostaria do auxilio de vocês.

Fiz o envio de uma SEFIP considerando um valor de Retenção de INSS da NF do cliente, porém alguns dias após o pagamento da guia o cliente cancelou o envio da NF e consequentemente meu valor de INSS declarado e pago ficou errado.

Sei que preciso retificar a SEFIP, mas tenho dúvidas de como fazer, então segue abaixo minhas perguntas:

1 - devo fazer a retificação pedindo a exclusão do envio anterior?

2 - Nesta retificação devo citar que está em atraso? Porque como já fiz o pagamento de uma parte do INSS se mantenho como em atraso ele calcula juros e multa sobre o valor total e não somente da diferença que identificamos que estava errado.

3 - Se não for para assinalar a opção em atraso, devo gerar a guia no site do INSS somente da diferença com a correção de juros e multa?

Espero que possam me ajudar.

Desde já agradeço.

Dr. Cabral Vilhalba

Dr. Cabral Vilhalba

Prata DIVISÃO 1, Analista Pessoal
há 5 anos Domingo | 15 julho 2018 | 22:57

Boa noite Diane Maia!

Neste caso, em sua sefip você compensou um valor que não existe e tem que retifica.
entre na sefip, abre o movimento e informe a competência, no campo de compensação retire o valor do inss referente a nota fiscal, coloque todos os colaboradores na modalidade 9 e transmite novamente.

Como você já efetuou o pagamento da GPS, você deve pagar apenas a diferença..

exemplo.
se na primeira sefip vc pagou R$ 9.000,00 de GPS e apos retransmitir a 2º sefip o valor da GPS, (sem atraso) ficar R$ 10.000,00, neste exemplo voce deve R$ 1.000,00 mais juros e correçoes. vá ao site da receita federal e calcule a sua GPS, somente, o valor da diferença.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.