x

FÓRUM CONTÁBEIS

TECNOLOGIA CONTÁBIL

respostas 1

acessos 1.573

ECD / ECF - Mudança no plano de contas K155 e K355

Victor Sophia

Victor Sophia

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Tributos
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 14:41

Prezados, conto com a ajuda dos senhores para me ajudarem com alguma luz em relação ao problema que estou enfrentando em um cliente.

A situação é a seguinte: A empresa XYZ mudou o sistema contábil em julho de 2017, não só mudaram o sistema, como mudaram o plano de contas também.

No preenchimento da ECD, foram gerados 2 arquivos, um para cada período e portanto, um para cada plano de contas. Cabe citar que a empresa possui 16 centros de custos. No segundo arquivo, o registro i157 foi preenchido indicando o de / para do plano de contas antigo para o novo. Não foram apontados erros na movimentação e no saldo final das contas.

Ocorre que na ECF algumas contas estão apresentando o seguinte erro:

Saldo Final é diferente do saldo inical contabilizados os débitos e créditos do período.

Campo: VL_SLD_FIN
Valor esperado: 273939,11 D
Conteúdo do campo: 273939,11
Conteúdo do registro: |K155|1.2.6.1.1.9.1.1.3.0001|Oculto|0,00|D|299651,99|25712,88|273939,11|C|

Como posso corrigir isso por dentro da ECF nos registros K155 e K355?

Desde já agradeço a atenção dos senhores. Tenham um óitmo dia!



Silmara Muniz

Silmara Muniz

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 14:29

Boa tarde Victor!

Acredito que o Plano Referencial também sirva para exatamente isto.
Pela lógica, tanto o primeiro Plano de Contas utilizado estava referenciado no Plano da Receita Federal, quanto o segundo que a empresa utilizou no mesmo ano. Ou seja , os saldos inicial e final, deveriam, pela TI, ser tomados como padrão através das CONTAS REFERENCIADAS, e não pelas contas utilizadas pelo sistema de automação.
Se fossem calculados dessa forma, pelo PVA(apenas pelas contas do Plano Referencial), não haveria divergências.

Espero que ajude, até mais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.