x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 8.100

Seguro Desemprego Bloqueado por Contribuição INSS

Filipe Rocha Nunnes

Filipe Rocha Nunnes

Iniciante DIVISÃO 1, Jornalista
há 5 anos Quinta-Feira | 12 julho 2018 | 19:04

Boa noite,

Fui demitido em maio de 2018 e para não perder tempo de contribuição, meus pais pagaram a guia de recolhimento do INSS com código 1007 referente a este mês de maio. Quando fui sacar a primeira parcela das cinco que tenho direito do seguro desemprego, fui informado que o benefício foi bloqueado por ter se constatado que eu tenho renda.

Fui informado que preciso trocar no INSS o código 1007 por 1406 (facultativo) e dar entrada no Ministério do Trabalho com um recurso para que o seguro desemprego seja desbloqueado. Vocês sabem me dizer a documentação precisa para este recurso e o tempo de análise médio para que eu receba o seguro. E em caso do recurso ser indeferido, é passível de entrar na justiça por terem bloqueado o meu benefício mesmo tendo trocado o código 1007 para 1406?


Atenciosamente,


Filipe Nunnes

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Sexta-Feira | 13 julho 2018 | 06:12

Filipe, bom dia.
Você precisará ir até a uma agência do INSS, levando as guias (pagas) e solicitar a troca do código de recolhimento para 1406 (facultativo), juntamente com a carteira de trabalho.
O código 1406, dá direito ao seguro desemprego.

Depois de feito o acerto, demora mais ou menos 05 dias uteis para que o INSS faça o acerto em seu cadastro (CNIS), depois então compareça ao M.Trabalho e verifique se está tudo correto.

Você também pode verificar pelo site do INSS se foi feito o acerto,

acesse = meu.inss.gov.br (sem o www), depois irá cadastrar uma senha, após o cadastro entre em extrato previdenciário, veja abaixo o link

https://aposentadoriainss.net/meu-inss-servicos.html

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.