x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 21

acessos 27.855

Transformar Empresário Individual em LTDA

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 08:21

Bom dia Walter Felix de Mattos Junior!


Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, este processo é considerado mesmo como uma transformação, ou seja, apenas uma mudança da natureza jurídica da empresa.
Não há nenhuma mudança na tributação da empresa, continuando da mesma forma que antes.


Persistindo as dúvidas, volte a postar.


Desejo-lhe um ótimo dia!

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Walter Mattos

Walter Mattos

Prata DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 23 outubro 2009 | 11:29

Wilson Fernando de A. Fortunato

Bom dia,

Muuuuuuuito obrigado pela resposta, agora estou mais tranquilo.
Fique com Deus, e que ele sempre lhe dê luz, para guiar os passos, dos que como eu, teem dúvidas aquí neste forum.

Grande Abraço

Walter Mattos

Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 09:00

Bom dia pessoal, tenho um cliente que vai fazer exatamente isto transformar a empresa individual em uma sociedade limitada, ele vendeu 50% para um segundo sócio, quero saber se há a possibilidade de transformar essa empresa em sociedade limitada e como ficará distribuido o capital social, visto ter vendido 50% para este novo sócio e além disso o novo sócio injetou um investimento inicial de R$ 15.000,00, entraria no capital? O novo sócio ficará com mais de 50%?


Desde já muito grato pela excelente ferramenta que é o FORUM CONTABEIS!

Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 17:18

Boa tarde Bruno Marioto!


Muito já se discutiu neste fórum sobre este assunto. Prova disto temos esta postagem, esta aqui e esta outra aqui. As referidas postagens contém inclusive modelos de documentos.

Por isso, aconselho a fazer uma pesquisa sobre o assunto e a dar uma lida nas Regras do Fórum, pois não é permitido postar sem antes fazer uma pesquisa.


Caso persistirem as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 17:24

Boa Tarde, Wilson!

Fiz a pesquisa antes de postar esta pergunta, tanto é que a pergunta foi postada dentro de outra pergunta já realizada antes, procuro sempre fazer pesquisas antes para que não tenham que responder perguntas repetidas!

Desde já muito grato pela vossa resposta!!!!!!


Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 17:31

Uma pergunta Wilson, de acordo com as Regras do Forum não há restrição para o usuario fazer uma nova pergunta se nao encontrar a resposta que deseja ou que sane suas duvidas.


Porque acho que se o usuario não fizer uma nova pergunta, não há nada de mais de acrescentar algo numa postagem já realizada.


Grato pela ajuda que o FORUM CONTABEIS proporciona a todos os usuarios!

Bruno Marioto

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 17:54

Bruno Marioto,

Veja que suas perguntas foram:
"... quero saber se há a possibilidade de transformar essa empresa em sociedade limitada e como ficará distribuido o capital social, visto ter vendido 50% para este novo sócio e além disso o novo sócio injetou um investimento inicial de R$ 15.000,00, entraria no capital? O novo sócio ficará com mais de 50%?"
Como eu indiquei antes, nesta postagem existe uma mensagem minha Postada Quinta-Feira, 19 de março de 2009 às 09:56:58, respondendo à uma dúvida da colega Priscilla Aparecida, onde eu informo:
"... com a vigência da Lei Complementar nº 128/2008, é possível sim "transformar" um Empresário (natureza jurídica 213-5) em sociedade empresária limitada (natureza jurídica 206-2).
O processo é bem simples e, encontra-se em anexo à esta mensagem as orientações da Junta Comercial de MG para o arquivamento desta "transformação"
".
Nesta mesma postagem, temos em anexo o documento intitulado "Transferência Empresário em Sociedade.doc" que, em sua página nº 3 existe modelo da cláusula para o capital social.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Bruno

Bruno

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 18:04

Mas a resposta da amiga Priscila Aparecida e o anexo do documento citado por você não mostram em parte nenhuma "como ficará distribuido o capital" ou seja a minha duvida não havia sido levantada por outro usuario!


Ou não vi? Me indique o trecho que fala disso na resposta de nossa amiga ou em qualquer outra resposta deste Forum ou ainda no modelo que me indicou!


Desde já grato pela ajuda que o FORUM CONTABEIS proporciona aos seus usuarios!

Bruno Marioto
on line amanha apartir das 7:30!

Bruno
Consultor Tributário

"O pessimista se queixa do vento, o otimista espera que ele mude e o realista ajusta as velas."
Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 5 novembro 2009 | 18:33

Bruno Marioto,

Na mesma postagem que eu lhe indiquei, na página 2, existe uma postagem minha "Postada Terça-Feira, 4 de agosto de 2009 às 11:59:11" tratando sobre o capital social, onde coloco um modelo que eu uso para a Cláusula da Capital Social.
É claro que você deverá adaptar ao seu caso.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Geraldo Magela Ferreira da Silva

Geraldo Magela Ferreira da Silva

Iniciante DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 09:51

ola bom dia ..acho que vc nao entendeu minha pergunta, eu quero apenas imprimir o modelo do oficio junto a receita federal , pois varias resposta alegam que se econtra esse modelo de oficio ak no portal e eu nao sei como logar ele ou imprimir.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 11:07

Bom dia Geraldo Magela Ferreira da Silva!


OLA BOM DIA ..ACHO QUE VC NAO ENTENDEU MINHA PERGUNTA, EU QUERO APENAS IMPRIMIR O MODELO DO OFICIO JUNTO A RECEITA FEDERAL , POIS VARIAS RESPOSTA ALEGAM QUE SE ECONTRA ESSE MODELO DE OFICIO AK NO PORTAL E EU NAO SEI COMO LOGAR ELE OU IMPRIMIR.



Em primeiro lugar gostaria de lhe dar as Boas Vindas em nome de todos aqui do Fórum.
É um prazer tê-lo aqui e espero que goste do nosso Fórum, aprenda muito e nos ajude ainda mais.

Em relação à sua dúvida, aconselho você a, antes de mais nada, dar uma lida nas nossas postagens e também nas Regras do Fórum.

Como eu já disse nesta mesma postagem, muito já se discutiu neste fórum sobre este assunto. Prova disto temos esta postagem e esta outra aqui. As referidas postagens contém o modelo do Ofício que você deseja.
Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:
Como fazer download dos anexos:
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.



Persistindo as dúvidas, volte a postar.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 1 julho 2011 | 09:10

Caros Colegas, bom dia a todos,

Preciso transformar um empresário em Ltda. Li o procedimento, conforme postado pelo colega Wilson, agora vou colocar em prática.

Em relaçao a mudança do CNAE no procedimento muda alguma coisa??

Por exemplo, meu cliente, utilizava o cnae 9511-8/00 (Reparação e manutenção de computadores) e passará a utilizar o 6204-0/00 (Consultoria em Tecnologia da Informação) o qual o regime tributário será o presumido.

Fico no aguardo.

Dudu

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
ANTONIO CARLOS DUDU DA SILVA

Antonio Carlos Dudu da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 16:47

Olá Danielle,

Muito obrigado pela informação, cada dia aprendo mais aqui no Fórum.

Att,

Tributu's Contábeis - Direcionada Serviços

"Não caminhe atrás de mim; eu posso não liderar.
Não caminhe na minha frente; eu posso não seguir.
Simplesmente caminhe a meu lado e seja meu amigo."
MARCOS PEREIRA DA SILVA

Marcos Pereira da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Não Informado
há 12 anos Terça-Feira | 12 julho 2011 | 10:08

Bom dia a todos!

Estou necessitando de auxílio dos colegas para sanar uma dúvida quantoa a transformação de uma empresa Empresário Individual para Sociedade Ltda.

Já fiz o arquivamento da transformação na Junta comercial e agora vou fazer a 1ª alteração com consolidação da empresa, a questão toda é como faço o preenchimento do DBE pois preciso alterar os sócios, o capital, o enderço, objeto, a natureza jurídica, nome empresarial e de fantasia.

Mas toda vez volta com erro informadon que não posso alterar a natureza juntamente com os outros e vice-versa.

Alguém pode me orientar adequadamente como proceder para o preenchimento do DBE.

Fico no aguardo de um breve retorno.

Atenciosamente,

Marcos Silva

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.