x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 22

acessos 15.063

Retificar DCTF sem movimento para Inativa.

CLAUDIANA ARAÚJO

Claudiana Araújo

Prata DIVISÃO 1, Chefe Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 13:29

Boa tarde!

Uma empresa não está sendo movimentada. A proprietária está esperando um processo jurídico terminar para dar baixa nessa empresa. Adverti a ela para manter a empresa sem pendências para evitar multas. Ao verificar, constatei que as 3 primeiras DCTF deste ano de 2018 não foram enviadas. Enviei de forma, acredito eu, erronêa, sem movimento e gerou multa de R$ 500,00 cada com desconto, claro, de 50% se pago no prazo estabelecido. Minha pergunta é: eu posso retificar essas DCTF enviando-as como Inativas e assim essas multas diminuíram?

Grata desde já!
Claudiana Araújo

Claudiana Araújo
CSAraújo - Serviços Contábeis
--
* Legalização de Microempresas;
* Serviços Contábeis Microempresas;
* Atendimento ao MEI;
* Imposto de Renda Pessoa Física.
* Folha de Pagamento Empregada Doméstica

*(85) 98687-8761
ADRIANO PRADELA RICARDO

Adriano Pradela Ricardo

Prata DIVISÃO 2
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 15:58

Boa tarde Claudiana,

Você poderia ter apresentado apenas a DCTF 01/2018 como Inativa, que já vale para o ano de 2018, voltando a declarar somente em 01/2019 (Inativa) também.

Como foi apresentadas as outras DCTFs com atraso, mesmo retificando como Inativas, acredito que o sistema vai cobras as multas mesmo assim.


CLAUDIANA ARAÚJO

Claudiana Araújo

Prata DIVISÃO 1, Chefe Contabilidade
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 16:19

Obrigada Adriano!

Claudiana Araújo
CSAraújo - Serviços Contábeis
--
* Legalização de Microempresas;
* Serviços Contábeis Microempresas;
* Atendimento ao MEI;
* Imposto de Renda Pessoa Física.
* Folha de Pagamento Empregada Doméstica

*(85) 98687-8761
WANESSA ALMEIDA ALVES

Wanessa Almeida Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Sexta-Feira | 29 maio 2020 | 10:27

Bom dia, 

Tenho uma empresa que foi enviada a DCTF 01/2019 como sem movimento mas ela seria inativa, gostaria de saber se eu posso retificar essa DCTF 01/2019 para inativa? será que ocorrerá multas? 

Pois a entrega da DCTF como inativa desobrigará a ECD e ECF, por isso desejo retificar.

Grata,

GUSTAVO HENRIQUE DE OLIVEIRA BARBOSA

Gustavo Henrique de Oliveira Barbosa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 16:37

Bom dia, 

Tenho uma empresa que foi enviada a DCTF 01/2019 como sem movimento mas ela seria inativa, gostaria de saber se eu posso retificar essa DCTF 01/2019 para inativa? será que ocorrerá multas? 

Pois a entrega da DCTF como inativa desobrigará a ECD e ECF, por isso desejo retificar.

Grata,



Wanessa você retificou? Teve multas?

Patricia Carla

Patricia Carla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 31 janeiro 2021 | 10:52

Prezados colegas também preciso retificar de "sem movimento" para "inativa", só que foi enviada fora do prazo, e gerou a multa de 500 também gostaria de saber se alguém conseguiu retificar e diminuir a multa. Depois que eu fizer a retificação eu avisarei também a vocês se houve a alteração do valor.

Patricia Carla

Patricia Carla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 10:29

Então Jessica eu ainda não fiz a retificação porque me informaram que a multa permanece mesmo retificando. Caso você consiga alteração da multa peço que me avise por favor .abrs.

Patricia Carla

Patricia Carla

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 16:54

Prezado Paulo muito obrigada por sua informação!!! realmente estive lendo na legislação a dispensa é mensal porém deve ser informado em Dez como sem movimento durante o ano 2020. Neste caso eu tenho uma outra entidade religiosa que abri em 2016 e venho entregando somente DCTF sem movimento e ECF livro caixa , pois é uma igreja pequena com pouca movimentação financeira, você sabe me informar se eu teria que ter entregue essa EFD sem movimento anual pelos anos anteriores a 2020 ?

Paulo Suzuki

Paulo Suzuki

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 18:40

Patricia, a legislação trata dessa forma, se a empresa nao está inativa, ela precisará cumprir essas obrigações acessórias. Verifica na situação fiscal se esta havendo essa cobrança de EFD Contribuições. Ja peguei algumas empresas que apareceram essa pendencia no envio da efd contribuições.

dayane

Dayane

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 14 junho 2021 | 09:38

Bom dia

Estou com uma empresa que foi aberta mas nunca teve movimentação e esta inapta, enviei a DCTF inativa dos último cinco anos e ate agora não alterou pra apta como devo proceder? Não tenho acesso a ela porque o cliente não tem certificado e o meu tb não consigo acessar por estar inapta, alguém poderia me ajudar?

MARIA ANGELA DEARO AMARAL

Maria Angela Dearo Amaral

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 1 ano Sexta-Feira | 10 março 2023 | 08:45

Bom dia,
Segue como deve proceder no caso de RETIFICAR para INATIVA declaração entregue por conta da multa do R$ 500,00:
Solicitar impugnação pelo CHAT do e-CAC esclarecendo o erro e anexando documentação solicitada. O próprio chat deve abrir o processo, para posterior juntada de documentos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.