x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 377

Código acesso MEI - Pessoa era dependente na DIRPJ solicitada

Bárbara Moura

Bárbara Moura

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Terça-Feira | 17 julho 2018 | 22:25

Boa noite pessoal,

Já encontrei outras postagens sobre este assunto mas ainda estou perdida.

Foi criado um MEI para minha mãe em 07/07/2017 no município que ela estava trabalhando (Atibaia). Fiz a declaração dela neste ano de 2018 (DASN-SIMEI) referente a 2017 dentro do prazo e não fiz a DIRPF pois ela estava isenta.

Tentei gerar o Código de Acesso para atualizar o endereço que consta no cadastro do MEI para o município atual (São Paulo) mas é solicitado o Número do recibo de entrega da DIRPF do Exercício 2017 (somente deste ano), porém no exercício de 2017 ela estava como dependente na DIRPF do meu pai.

Tentei utilizar o nº do recibo de entrega da DIRPF exercício 2017, calendário 2016, do meu pai mas não funcionou.

Consultei o CPF dela no site da Receita e consta como Regular.

Até o exercício de 2017 minha mãe sempre esteve como dependente do meu pai nas declarações, não entendo porquê solicitar o recibo anterior a existência do MEI e mesmo após a abertura não atingiu valores para declarar.

Se alguém puder me dar uma luz ficarei muito grata, aprendo muito com este fórum.

Desde já meu obrigada!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 10:07

Bárbara Moura
Bom dia!

Se lhe foi solicitado o número do recibo da declaração do exercício de 2017 é porque de alguma forma houve entrega de declaração.

Caso a pessoa possua certificado digital PF poderá consultar através do Portal E-cac, ou então deverá se dirigir a uma unidade de atendimento da receita federal e solicitar cópia da declaração enviada até para tomar ciência do que foi informado lá.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"
Bárbara Moura

Bárbara Moura

Bronze DIVISÃO 1, Assistente Administrativo
há 5 anos Quarta-Feira | 18 julho 2018 | 17:57

Boa tarde Paulo,

Muito obrigada pelas instruções! Farei isso, irei com a minha mãe à Receita só assim para entender o que foi feito.

Desculpe, sabe me informar se é necessário agendamento para esse tipo de atendimento?

Novamente muito obrigada!

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 julho 2018 | 10:42

Bárbara Moura

Aqui em nossa região para atendimento de serviços relacionados a Pessoa Física não se faz necessário agendamento prévio.

Att..

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.