x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 320

Retificação de valores GPS e FGTS

Ana Marini

Ana Marini

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 11:01

Prezados amigos, bom dia

Sei que estão todos atarefados com o e-social, mas estou com um problema que não encontro base em nenhum manual.
Será que poderiam me ajudar?


Estou com um caso desta forma:


a Base total do mês da funcionária foi de 6.433,09


teria que recolher o teto = 621,03


porém o sistema só puxou na GFIP o salário do mês esquecendo-se das férias projetadas

a GFIP foi 3.898,67


PERGUNTA:


como retificar agora, uma vez que:


a) se eu informar a diferença ( 2.435,42 ), muda a faixa da tabela e sai do valor permitido / teto.

b) se eu informar o valor para compor o inss que faltou ( 2.402,25 ) irá faltar no FGTS e nos encargos da empresa.

c) se eu lançar Base de calculo pra PS, ele dá a mensagem que o salário da Prev não pode ser inferior ao da Remuneração.

RESUMINDO

preciso retificar e recolher a diferença, porém a base de INSS é uma ( e menor que a do FGTS, que é outra. Como colocar isso en GFIP?



Como retificar corretamente?
Obrigada pela atenção.

Carolline

Carolline

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 13:03

Ana, boa tarde.

Coloque todos os vínculos na modalidade 9, e apenas esta colaboradora na modalidade 0.
Em DADOS DO MOVIMENTO, na colaboradora, coloque em REMUNERAÇÕES - SEM 13º SALÁRIO a base do FGTS (apenas a diferença se já houver feito o recolhimento sobre a base errada) e selecione REMUNERAÇÃO COMPLEMENTAR PARA O FGTS - SIM.

Abaixo, em BASE DE CÁLCULO DA PREVIDENCIA SOCIAL coloque a base correta do INSS.
Simule e confira os valores nos relatórios antes de transmitir.

Att.

Ana Marini

Ana Marini

Bronze DIVISÃO 3, Analista Recursos Humanos
há 5 anos Sexta-Feira | 20 julho 2018 | 13:26

Olá Caroline,

Muito obrigada pela atenção.

Então, eu fiz esse processo, mas ele dá a mensagem que a base do FGTS não pode ser maior que a da Previdência...

Por isso fiquei na dúvida.

Mas agora consegui,

vou informar o valor total da base da Previdencia, depsrezar a guia gerada pelo Sefip e recolher a somente a diferença.

Dessa forma a Sefip ficará retificada e correta, e somando-se as duas guias pagas darão o valor total.

E o FGTS recolherei pela guia gerada, pois sai certinho só o complementar.
É isso certo?

Valeu Caroline, obrigada.
Boa tarde!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.