x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 899

Dúvidas Per/Dcomp - Ressarcimento de IPI

Lucas Moreira

Lucas Moreira

Prata DIVISÃO 1, Gerente Contabilidade
há 5 anos Sábado | 21 julho 2018 | 17:41

Boa tarde!

Nossa empresa tem crédito acumulado de IPI (5 anos), então iniciamos os preenchimentos das fichas do PER e posteriormente a transmissão.

Nosso saldo inicial em 07/2013 à 12/2017

Dúvidas:

PERGUNTA 1) O 3º Trimestre 2013 (1º trimestre que começou o saldo) transmiti dia 29/06/2018 e consequentemente fiz o estorno do crédito passível de ressarcimento (gerado pelo sistema) no SPED FISCAL da competência 06/2018.

PERGUNTA 2) O 4º Trimestre 2013 transmiti dia 19/07/2018 e ainda não tem como estornar no SPED FISCAL da competência 07/2018 porque ainda não fechou.

A) Eu preenchi a Ficha "Ressarcimentos de Créditos após o período" considerando o valor passível de ressarcimento do 3º trimestre 2013 e considerei que o estorno será realizado no mes 06/2018, está correto?

B) Eu preenchi a Ficha "Pedidos de ressarcimentos transmitidos no PA corrente" considerando o valor passível de ressarcimento do 3º trimestre 2013 e tive que considerar que o estorno será realizado no mês 07/2018 (porque nesta ficha não aceita lançar o mês igual ou inferior que 06/2018), está correto?

consegui transmiti normalmente e está em "Análise"

O Problema surgiu quando fui tentar transmitir o 1º trimestre de 2014:

A) Preenchi a Ficha "Ressarcimentos de Créditos após o período" considerando o valor passível de ressarcimento do 4º trimestre 2013 e considerei que o estono será realizado no mes 06/2018 (porque nesta ficha não aceita lançar o mes superior à 07/2018)...mas vou estornar o credito passivel de ressarcimento no SPED FISCAL do mes 07/2018, ou seja vai ficar divergente....Está correto? é assim mesmo que devo proceder?

B) Preenchi a Ficha "Pedidos de ressarcimentos transmitidos no PA corrente" considerando o valor passível de ressarcimento do 4º Trimestre 2013 (nao cumulativo, ou seja nao considerei o credito passivel de ressarcimento do 3º trimestre) e considerei que o estorno será realizado no mes 07/2018 que é o mes que vou estonar no SPED FISCAL...Está correto?

Quando fui verificar pendencia então apareceu a seguinte mensagem de ERRO: "Valor dos ressarcimentos de Créditos diferente do valor informado na Ficha ressarcimentos de Créditos Após o Período"

nao sei como resolver?

já exclui, inclui, testei trocar meses e nao adianta....nao estou conseguindo identificar o erro....Por Favor preciso muito de ajuda porque estou em processo de auditoria e preciso concluir esta pendencia.

Tem outra ficha que preciso corrigir?

Alguem poderia me ajudar?

Aguardo,

Lucas Moreira
e-mail: @Oculto

Letícia Soares da Costa

Letícia Soares da Costa

Bronze DIVISÃO 5, Assistente Depto. Pessoal
há 5 anos Segunda-Feira | 10 dezembro 2018 | 10:16

Bom dia a todos, é a primeira vez que peço ressarcimento de IPI, estou muito perdida quantos aos lançamentos que devo fazer. Alguem sabe me indicar algum site que explique passo a passo para de fato ressarcir o IPI por favor.

Agradeço desde já

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.