x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 1

acessos 13.307

ECF Obrigatoriedade Livro Caixa

marcelo de oliveira gomes

Marcelo de Oliveira Gomes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Segunda-Feira | 30 julho 2018 | 13:35

Boa tarde Amigos,

Estou com o seguinte problema: Tenho um empresa do Lucro Presumido que não entregou a ECD em 2018, referente a 2017, não estava obrigada, pois não efetuou nenhuma distribuição de lucros, mas fazemos a contabilidade, sendo que agora estou tentando enviar a ECF, e no tipo de escrituração eu coloco L - Livro Caixa/ Não obrigadas a entregar ECD, faturamento anual foi acima de R$ 1.200.00,00, e o programa esta me exigindo escrituração do Livro Caixa, sendo que não temos livro caixa, fazemos a escrituração contábil. Alguém sabe como resolver isso?

Desde já agradeço

Yuri Aquino

Yuri Aquino

Ouro DIVISÃO 4, Encarregado(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 31 julho 2018 | 15:36

Marcelo de Oliveira Gomes, boa tarde.

Colega, é simples de resolver: lance o livro caixa.

Na ECF você só tem duas opções:

1 - Caso tenha transmitido ECD, importar a ECD para a ECF e transmitir na modalidade de Contabilidade.

2 - Se não estava obrigado a ECD, então faz o que você fez, deixa como livro caixa, pra não exigir a importação da ECD.

Mas a questão de faturamento a cima de R$ 1.200.000,00 está estabelecido na legislação, conforme Inciso VIII, Art. 2º da IN RFB 1422/2013. Nesse caso é obrigatório a inserção do Livro Caixa na ECF.

O que você pode fazer para conseguir entregar no prazo a declaração é "simplificar" a escrituração do Livro Caixa. Lança uma coluna com o total de receitas e outra com o total de despesas e boa. O programa vai aceitar. Não é o correto, mas pelo menos você vai conseguir entregar dentro do prazo. Se tiver interesse, é só retificar depois e colocar tudo da maneira correta.

Um detalhe é que, se você utiliza a opção de importação de arquivo gerado pelo seu software contábil, a ECF não permiti a inserção do Livro Caixa diretamente no programa da ECF. Este lançamento tem que ser feito no seu programa e importado para a ECF novamente. Ela vai permanecer com todos os dados já importados e só importar a nova informação do Livro Caixa.

"Nas horas difíceis, jamais baixe a cabeça, porque a solução para o problema não está no chão, mas sim na sua determinação."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.