x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 31.252

Prestador de serviços pode emitir Danfe?

Marcelo Mendes Teixeira

Marcelo Mendes Teixeira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 3 agosto 2018 | 12:32

Boa tarde.

Trabalho em uma empresa de prestação de serviços de eventos, onde oferecemos mão de obra de limpeza e carregadores, e já incluímos o material a ser usado na limpeza na prestação do serviço. O fato é que uma cliente quer que eu emita uma nota do serviço e uma nota de Danfe com o material. Como posso fazer isso, já que não comercializamos mercadoria, e sim serviços? O material que usamos são insumos.
Alguém pode me ajudar por favor?

reginaldo

Reginaldo

Iniciante DIVISÃO 2, Consultor(a)
há 5 anos Sábado | 4 agosto 2018 | 22:36

Prezado Marcelo, tudo bem?

Entendo a questão da seguinte forma: A Nota Fiscal Eletrônica para circulação de mercadorias - prevista na legislação do ICMS - deverá ser emitida nos casos em que os serviços listados na LC 116/03 prever a tributação do ICMS sobre os materiais utilizados na prestação do serviço. Ou seja, a lista de serviços prevista na legislação do ISS já cita quais serviços também estão sujeitos ao ICMS - para os materiais fornecidos - e neste caso caberia a emissão de NF-e com a respectiva DANFE.

Assim, o primeiro passo seria localizar o serviço em questão na lista anexa à LC 116/03 e verificar se este serviço indica a tributação do ICMS sobre os materiais utilizados na prestação do serviço. Se indicar caberá a emissão da NF-e.

Caso o serviço a que você esteja se referindo sejam os descritos abaixo não há previsão para tributação do ICMS sobre materiais utilizados.

"12.13 – Produção, mediante ou sem encomenda prévia, de eventos, espetáculos, entrevistas, shows, ballet, danças, desfiles, bailes, teatros, óperas, concertos, recitais, festivais e congêneres."

"7.10 – Limpeza, manutenção e conservação de vias e logradouros públicos, imóveis, chaminés, piscinas, parques, jardins e congêneres."

Naturalmente a emissão da NF-e está prevista na legislação do ICMS, mas especialmente no RICMS/RJ temos:


Art. 17 - Os documentos fiscais especificados no Art. 6º serão emitidos pelo contribuinte do ICMS:

I - sempre que realizar operações ou prestações de serviços sujeitas à legislação do ICMS;

No caso dos serviços citados como não há previsão para tributação do ICMS entendo pela não emissão da NF-e.

Espero ter indicado um caminho para seu problema.

Reginaldo Ramos
https://www.diagramafiscal.com.br

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.