x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 4.373

Raul Feitosa

Raul Feitosa

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 15:38

Olá pessoal, sou novo no fórum, já pesquisei muito e não consigo encontrar uma resposta clara.

Vou descrever a situação para tentar facilitar o entendimento.

Tenho um cliente que compra hipoclorito de sódio para industrializar e para revender também, o fornecedor emite uma nota com CFOP 6.101, venda de produção do próprio estabelecimento, com 10 toneladas do produto, o que acontece sempre é que 5 toneladas do produto é usado para industrialização e as outras 5 para comercialização (revenda). Como devo escriturar essa nota e como meu cliente deve dar entrada? Já que na nota vem um único produto com CFOP 6.101, e ele compra com duas finalidades, comercialização e industrialização (CFOPs 2101 e 2102).

Agradeço desde já!

Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 16:43

Raul Feitosa, boa tarde.

Você deverá escriturar o documento de acordo com o destino em vossa empresa, se já existe a ciência que 50% será para industrialização e os outros 50% para a comercialização, faço o uso do CFOP 2.101 e 2.102, havendo controle de estoques separadamente.

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal
Raul Feitosa

Raul Feitosa

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 17:04

Boa tarde, José Eduardo e Paula, obrigado pelas respostas.

Paula, entendi, sei que devo escriturar de acordo com a finalidade do produto em minha empresa, quando comercialização 2.102, e quando industrialização 2.101, mas você concorda que na escrituração eu só posso utilizar um CFOP de entrada para cada produto que é vendido para minha empresa? (Eu não conheço outra forma). Então como classificar a entrada do CFOP 6.101 em dois CFOPs (2.101 e 2.102)? Já que o produto que vem com o CFOP 6.101, é utilizado para revenda e industrialização.

Paula Graziela e Silva

Paula Graziela e Silva

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 17:34

Raul Feitosa,

Se entendi o que você salientou é que não tem como escriturar em seu sistema em um único lançamento um produto com dois CFOPs, seria isso?

Em meu sistema eu consigo lançar o mesmo produto com quantos CFOPs eu desejar, criando linhas para isso.

Talvez seria interessante criar um item para quando o produto for destinado para a produção e outro quando destinado a revenda, acredito que assim seu sistema aceitará a escrita e até seu estoque ficará mais redondinho.

Atenciosamente,

Paula Graziela e Silva
Analista Fiscal
Raul Feitosa

Raul Feitosa

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 18:22

Paula,

Exatamente, o sistema do meu cliente não permite isso, e acredito que não teria como desmembrar um único produto (que é o que vem com o CFOP 6.101 como havia explicado) em dois também, tendo dois itens como você falou, cada um com sua finalidade, mas a ideia é ótima e eu não havia pensado nela, vou verificar com o próprio suporte do sistema sobre essa possibilidade.

Muito obrigado pela ajuda e ideia, Paula.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.