x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 0

acessos 222

Ajuda para isenção na venda de imóvel

Gustavo

Gustavo

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 5 anos Segunda-Feira | 6 agosto 2018 | 21:50

Boa noite a todos,

Segue abaixo a situação pela qual eu abri esse tópico de ajuda:

Eu possuo um apartamento financiado pela CEF (MCMV); moro com uma companheira mas não somos casados no papel; ela também tem um apartamento financiado pelo MCMV. Recentemente tivemos uma filha.

Faz +- uma semana que compramos um terreno por 125 mil à vista para futuramente construirmos uma casa. Eu pretendo vender o meu apartamento para levantar a grana para construção.

O meu apartamento foi comprado por 150 mil, e seria facilmente vendido por 200, e o saldo devedor é 80. Ou seja, a diferença seria 50 mil de ganho de capital.

Acontece que quando comprei o terreno não me toquei que a isenção do imposto de 15% tem como uma das exigências que este seja o único imóvel da pessoa. Quando futuramente eu vender o apto, o terreno vai estar em meu nome e por isso eu acho que não terei direto à isenção.

Então a questão é: levando em consideração que ainda não foi feita a escritura do terreno em meu nome, só o contrato de compra e venda, quis as opções que eu tenho para não pagar este imposto sobre ganho de capital?

Eu pensei em comprar o terreno no nome da minha filha que é um bebe, e na minha declaração de IR faria uma doação para a minha filha no valor do terreno. Dessa forma quando eu vender o apto , o terreno não estaria no meu nome. Isso poderia ser feito?

Também pensei em comprar no nome da minha companheira. Como não somos casados no papel, acho que poderia dar certo também.

O que acham?

O meu erro foi ter adquirido o terreno antes de vender o apto..

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.