x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 23.809

lançamento contábil de contrato de construção

izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 7 agosto 2018 | 16:35

Boa tarde,

Estou com dúvida de como deve ser feito o lançamento contábil, de um contrato de construção de uma obra pública. Seria na conta OBRAS E SERVIÇO A EXECUTAR, qual deve ser a contrapartida no passivo?

Visto que o pagamento do contrato é feito através de medição apresentada pela a empresa contratada, após aprovada as medições, a empresa emiti uma nota fiscal de serviço para o efetivo recebimento do valor e assim efetivar a receita.

Fico no aguardo de respostas

izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 07:55

Sou a empresa que está prestando o serviço. O órgão publico nos contrata pra realizar a obra. Como devo realizar o lançamento contábil desse contrato??? O antigo contador , fazia na conta de OBRAS E SERVIÇO A EXECUTAR no ativo (debito) e, OBRAS E SERVIÇO A EXECUTAR no passivo e vice versa, queria saber se realmente está correto isso.

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 10:39

Izabella,

Não diria que a forma de contabilização dele está incorreta, porque vai ter a execução da obra e posteriormente a entrega então temos esta nomenclatura mesmo Obras e Serviços a Executar, o mais usual é Obras em Andamento. Só faço uma ressalva que é interessante você colocar subcontas para alocar os custos desta obra como os materiais, mao de obra e outros gastos.

A contra partida no Passivo, antigamente tinhamos a figura da conta Resultado De Exercícios Futuros que não deve mais utilizar. Neste caso ele colocou Obras e Serviços a Executar, eu usaria Adiantamento de Clientes neste caso entendo que o cliente está adiantando o valor da construção. E quando houver a entrega da construção com a devida emissão da nota teremos a receita e baixa deste passivo.

Então no meu entendimento ficaria assim:

Valor recebido para construção da Obra:

D - Banco
C - Obras e Serviços a Executar (Passivo) ou Adiantamento de Clientes

Custos e demais gastos com a obra:

D - Obras e Serviços a Executar (Ativo) ou Obras em Andamento
C - Banco ou Fornecedores

Entrega da Obra:

D - Obras e Serviços a Executar (Passivo)
C - Receita c/obras e serviços

D - Custo c/obras e serviços (Conta de Resultado)
C - Obras e Serviços a Executar (Ativo)

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:37

Renato, desde já agradeço bastante sua ajuda, vamos lá deixa eu tentar te explicar .

Porque na verdade vou assumir essa contabilidade dando inicio em 2018, então estou verificando como foi feito em 2017, pra dar continuidade, da mesma forma caso esteja correta.

Bem, como aqui a construtura é prestação de serviços em obras publicas. Existe o contrato com o valor total conforme acordado em licitação.
Sendo assim é combinado que durante a execução do serviço a empresa prestadora, no caso, a empresa que estou fazendo a contabilidade, deve apresentar medições e caso aprovado faz a emissão da nota fiscal e consequentemente o recebimento deste valor ate o estagio executado. E assim acontece durante a obra, ou seja ao finalo somatorio de todas as notas fiscais deve totalizar o valor do contrato.

Com isso está lançado da seguinte forma

lançamento do contrato - o saldo dessa conta, tanto ativo como passivo, está o mesmo valor, minha dúvida é se isso está correto. No final do ano me informaram que o saldo restante que está nessa conta, é quanto ainda falta para executar dessa obra. Não se refere a custos como voce estava pensando.

d- Obras e Serviços a Executar (ativo) d- Obras e Serviços a Executar (passivo)
c -Obras e Serviços a Executar (passivo) c -Obras e Serviços a Executar (ativo)

lancamento da receita - emissão da nota fiscal de serviço
d- cliente ativo
c-receita

lancamento do recebimento do valor da emissão da nota fiscal
d-banco
c-cliente - ativo

Isso está correto????

Com relação essa conta de obras em andamento ele não fazia, pelo menos não tem nada no balancete, todos os custos da obra estão na conta de resultado não veio pra o ativo não. Essa minha principal duvida também.. será que é por ser obra publica ??? Como devo fazer em 2018, visto que as obras ainda continuam ??

Porque você achou que essa conta Obras e Serviços a Executar era custo num foi??? Mas pelo o que vi aqui é o contrato. E me passaram que o valor que resta nessa conta se refere a quanto falta para executar(terminar a obra) exemplo de um contrato total 19.000,000 falta a executar 5.0000,000 entende??? esse valor que ficou restante nessa conta. Está no ativo e passivo o mesmo valor.

Se estiver errado me informar como deve ser os lançamentos correto

Desculpa se a explicação ficou extensa!

Fico no aguardo de ajuda, to precisando bastante.

Obrigada!

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 23:16

Izabella,

Sem problemas, estamos aqui pra compartilhar conhecimento e experiências.

Entendi como funciona o trabalho da construtora. Então o que eu pensei estava certo, os valores são adiantados e a obra sendo executada até sua conclusão.

Agora em relação ao lançamento tanto em Obras e Serviços a Executar (ativo) e Passivo, esse ai não entendi porque ele está fazendo isto. Acho que não tem necessidade.

Da receita está correto, porque a medida que vai executando a obra a empresa vai emitindo as notas, ou seja parcialmente. O que não pode é reconhecer tudo de uma vez.

E Obras em Andamento é a mesma coisa que Obras e Serviços a Executar, é apenas nomenclatura.
Os custos eu peço desculpa, os valores são lançados na conta de resultado mesmo, só são lançados na conta do ativo caso a obra fosse pra utilização operacional da empresa, como edifícios, prédios comercial.

Conversei com alguns colegas contadores e eles utilizam os lançamentos como eu te demonstrei e outros as vezes nem utiliza a conta de obras em andamento no ativo, lançam direto em custos na conta de resultado.

Ai você pode fazer assim, caso prefira seguir os lançamentos que demonstrei pra ajustar os anteriores.

Falta Executar 5.000,00 certo, então assim que for concluido a obra, baixo este valor e reconhece a receita. Ai no caso você vai poder começar com os lançamentos mais coerentes.

Baixa dos valores

D - Obras e Serviços a Executar (Passivo)
C - Obras e Serviços a Executar (ativo)5.000,00

Espero ter ajudado, mas qualquer coisa se ainda tiver dúvidas, pode perguntar sem problemas.

E recomendo ler o CPC 17, nele explica muita coisa sobre este assunto.
Aqui no forum se você ir na busca tem alguns topicos sobre também, tem algumas explicações.

Um colega me indicou um vídeo no youtube bem interessante, explica direitinho como funciona o link é este AQUI >> CPC 17 Contratos de Construção

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 14:57

Então, esse CPC 17 foi revogado pelo CPC 47, a partir de janeiro de 2018, mas como essa construtura apresenta os requisitos básicos de contrato , em comum acordo tanto com o prestador do serviço como o cliente, através do contrato, e emissão de notas fiscais através das medições, permanece como diz o cpc anterior.
Minha dúvida maior era com relação ao lançamento do contratos e dos custos. Mas vou fazer como você me orientou. Acredito que vai ficar certo. Espero que fique correto!

Agradeço bastante a atenção e ajuda!

ANDRESSA

Andressa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 17:11

Boa tarde, tudo bem?

Tenho uma duvida a respeito desse mesmo assunto.

No caso eu preciso contabilizar o contrato assinado com o cliente, ou não, apenas as emissões de notas, custos e recebimentos?

Por que pelo que entendi, esse lançamento que o contador antigo fazia nada mais é do que apropriar o contrato e ir baixando ele conforme for dando andamento a obra, através das medições.

Eu entendo que tenha que lançar o contrato pois lá tem o valor a receber e a obrigação a efetuar.

A grande dúvida é: como lanço o contrato?

Renato Carvalho Costa

Renato Carvalho Costa

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 17:17

Andressa,

Dá uma olhada no vídeo que eu falei pra nossa colega assistir, dá pra ter uma noção bem legal de como lançar e no que eu falei também. E ler os CPC's também é importante.

Link do Video >>> Contratos de construção - Exercicio

Manual Indispensável Para Contadores Iniciantes, ACESSE >> https://manualpraticascontabeis.kpages.online/versao-2022
Renato C. C. Colman
Contador e Consultor Empresarial
Contato: [email protected]
ANDRESSA

Andressa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 17:50

Obrigada Renato,

já tinha visto esse video rsrs e lá realmente não fala da contabilização do contrato, então não vou fazer.

Deus abençoe :)

izabella regina de carvalho lima

Izabella Regina de Carvalho Lima

Bronze DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 08:04

Andressa,

Realmente o antigo contador fazia dessa forma.. lançava o contrato nas contas de obras e serviços a executar, no ativo e passivo no valor total do contrato e a medida que emitia as notas fiscais através das medições ele ia baixando, pra ir ficando apenas o saldo que falta executar.

Renato realmente no CPC não explica diretamente como deve ser o lançamento, mas como discutimos anteriormente, você deu sua opinião que estaria correto,e vi com algumas amigas que me passou que também poderia ser assim, então vou continuar fazendo dessa forma. Espero que eu não tenha problemas com isso.

Se mais alguem tiver com alguma sugestão, agradeço!

APARECIDA MOTA

Aparecida Mota

Ouro DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 21:10

As duas formas estão corretas. Depende da gestão da empresa.
As grandes empresas que usam a contabilidade como tomada de decisão, gestão, registram o valor total do contrato no passivo, e em Clientes no Ativo e depois vão baixando os pagamentos, como citado acima.
Desta forma ficam com o Contas a Receber (Clientes) com os dados dos contratos a receber para terem as informações reais da empresa.

Já a maioria das médias e pequenas empresas, preferem ter seus controles a parte, não se utilizam da contabilidade como ferramenta de gestão e controle, lançam os contratos conforme as etapas executadas.

Quanto aos efeitos tributários não há diferença, em ambos os casos o reconhecimento das receitas serão os mesmos.

APARECIDA MOTA

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.