x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 381

Forma de Depreciação

Jéssica Fernandes Rosa

Jéssica Fernandes Rosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 10:44

Bom dia colegas, preciso de um auxilio na resposta a um cliente, ontem me questionaram sobre o calculo da depreciação e eu fiquei com dúvidas em responder.

Na prática, a depreciação é feita sobre o valor total da compra, certo?
Exemplo: Aquisição de um veiculo por R$ 80.000,00, depreciação de 20%a.a (1,66667% a.m)
Depreciando 12 meses, o valor da depreciação é R$ 16.345,92, ou seja, o valor do veiculo em um ano seria de R$ 80.000,00 - R$ 16.345,92 = R$ 63.654,08.

A questão dele é, porque a depreciação é sobre o valor total da compra e não sobre o valor já descontado mensal.
Por exemplo:
R$ 80.000,00 - R$ 1.362,67 = R$ 78.637,37
R$ 78.637,37 - R$ 1.362,67 = R$ 77.274,66

E assim por diante.

Espero que alguém consiga me auxiliar e que eu tenha sido clara na pergunta.

Att.

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

John Wooden
Marcos Silva

Marcos Silva

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Serviços Gerais
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:24

Jéssica Fernandes Rosa, como você deve saber, qualquer despesa deve ser lançado na devida competencia certo? no entanto existe despesas que a legislação permite ser lançadas por parcelas, como é o caso da depreciação. Compra de veiculos para o ativo da empresa é depreciada em 5 anos (20% a.a.) É por isso que, o valor do veiculo para efeito de depreciação e somente para isso, será sempre o valor da compra. No caso da venda desse veiculo, ai é outra história.

MAICON SILVA LIMA

Maicon Silva Lima

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:33

Olá, Jéssica Fernandes Rosa. De acordo com o CPC 27, o ativo será lançado sempre pelo seu custo de aquisição juntamente com os custos incorridos para colocar este Ativo em operação. Tendo seu Custo - Depreciação = Valor Contábil do Ativo. Lembrando que caso a empresa utilize uma política com depreciação maior que a fiscal, tendo um caráter gerencial, está não será calculada para fins fiscais tendo que fazer o ajuste no Lalur. Também para se manter um Ativo terá que fazer o teste de Impairment, assim trazendo o valor do ativo a valor justo.

makartiney

Makartiney

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 13:49

RIR/99 ja diz que a depreciação deve ser considerada o tempo de vida esperado do bem ( tem tabela) e a partir daí aplicar o percentual achado. temos tambem a NBC tg 27 sobre ativo imobilizado.

Então se tratando de lei, é lei não há o que comentar.

Eu particularmente na faculdade ja bati com professor de frente nessa idéia, para mim o correto era usar a base de calculo sempre o resultado da dedução da depreciação sobre o valor do bem.

Esp. Makartiney C. Santos
Contador/MT
NEX Contabilidade 4.0
(66)984323752
Jéssica Fernandes Rosa

Jéssica Fernandes Rosa

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 agosto 2018 | 14:28

Muito obrigada pelas respostas.
:)

"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

John Wooden

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.