x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 2

acessos 3.604

Transformação de MEI em LTDA - Problema no DBE

AUDITAR ASSESSORIA EMPRESARIAL LTDA

Auditar Assessoria Empresarial Ltda

Iniciante DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 09:41

Bom dia pessoal,

Estou providenciando a transformação de um Mei em Ltda, já fiz a desvinculação no SIMEI, já comuniquei a Junta sobre o desenquadramento, porém quando faço o Dbe indefere com essa mensagem:


Sua solicitação não foi atendida pelo(s) motivo(s) abaixo indicado(s):

O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração do qsa.

Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.

Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.

Sócio inexistente no qsa da base CNPJ (064.511.639-45)

Estou colocando os eventos: 211 - Alt. de endereço, 220 - Alt. de Nome, 225 - Alt de natureza juridica, 244 - Alt de atividade, 247 - Alt de capital social e 221 - Alt de titulo do estabelecimento.

Alguém com esse problema também ou teve e já resolveu?

Muito Obrigada!

Marcos Braga

Marcos Braga

Ouro DIVISÃO 2, Auxiliar Escrita Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 9 agosto 2018 | 10:47

Auditar Assessoria Empresarial Ltda

Bom, vamos lá:

O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de exclusão e alteração do qsa.

Como a sua alteração é uma transformação de empresário em sociedade, você precisará marcar a opção QSA e nesta aba marcar a opção ENTRADA DE SÓCIO para todos os sócios, inclusive aquele que era, até então, o empresário individual.

Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.

Esse erro será, em partes, suprido pelo citado anteriormente. Ao dar entrada em todos os sócios, é provável que este erro desapareça.
Além disso, se o responsável pelo CNPJ for um novo sócio, ou seja, não for o que era empresário individual, marque também o evento 202 - Alteração da pessoa física responsável perante o CNPJ e informe os dados do novo responsável.

Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa. Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.

Marcando o evento 247 juntamente com a atualização do QSA, mencionada no primeiro item, esse erro não aparecerá mais.

Sócio inexistente no qsa da base CNPJ (064.511.639-45)

Como dito anteriormente, todos os sócios deverão ser mencionados na aba QSA. Com isso, essa exigência não aparecerá também.

Att.

Marcos Braga
João Paulo de Chico

João Paulo de Chico

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 21 março 2019 | 11:32

Prezados, tudo bem?
Estou com este mesmo problema acima citado e comentado.
Porém não estou conseguindo avançar.
Uma dúvida, na hora de eu criar o DBE de alteração, eu devo informar a natureza 213-5 ou já informo a 206-2?
Tentei primeiramente com a 213-5 mas não deixa incluir os sócios.
Já com a 206-2 consigo fazer tudo, porém, continua com os mesmos erros.

** O evento 225, quando indica a troca da natureza jurídica 213-5 para a natureza jurídica 206-2, não permite que haja eventos de
exclusão e alteração de QSA.
** Responsável perante o CNPJ não consta no Quadro de Sócios e Administradores.
** Somatório dos valores de capital social dos sócios difere do valor do capital social da empresa.
Verifique se o capital está atualizado na base CNPJ. Se necessário atualizar, realize o evento 247 junto com a atualização dos valores de cada sócio.
** Sócio inexistente no QSA da base CNPJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.