x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 40.975

CBO auxiliar de refrigeração

Daiane Aparecida dos Santos

Daiane Aparecida dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Escritório
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 16:23

Boa Tarde,
Gostaria de saber um funcionário de não possui curso técnico de refrigeração qual CBO seria o mais apropriado?
Qual o CBO correto para um funcionário que exerce as funções de um AUXILIAR DE REFRIGERAÇÃO ?
Tem diferença de um funcionário que exerce a função de MECANICO DE MANUTENÇÃO DE REFRIGERAÇÃO?
Desde já agradeço.

FREDSON LOPES

Fredson Lopes

Ouro DIVISÃO 4, Gestor(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 10 agosto 2018 | 17:43

Daiane Aparecida dos Santos boa tarde!

Bem vinda ao contábil!


Auxiliar mecânico de refrigeração
9112-05

Condições gerais de exercício
Trabalho exercido em empresas de assistência técnica e em departamento de assistência técnica de fabricantes dos aparelhos instalados, sob supervisão ocasional de técnicos especializados. Algumas atividades são executadas em posições desconfortáveis, com exposição de materiais tóxicos, ruídos, baixas temperaturas e choques térmicos. No verão há sobrecarga de trabalho.


Formação e experiência
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com formação de ensino fundamental e curso de qualificação profissional em refrigeração, oferecido em centros de treinamento da própria empresa ou em instituições de formação profissional. O exercício pleno da atividade se dá após três ou quatro anos de experiência auxiliando um profissional titular. A(s) ocupação(ões) elencada(s) nesta família ocupacional, demandam formação profissional para efeitos do cálculo do número de aprendizes a serem contratados pelos estabelecimentos, nos termos do artigo 429 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, exceto os casos previstos no art. 10 do decreto 5. 598/2005.


Auxiliar técnico de refrigeração
3141-15

Condições gerais de exercício
Os profissionais dessa família ocupacional podem exercer suas atividades em empresas do ramo de fabricação de produtos de metal, de artigos de borracha e plástico, de máquinas, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos e de equipamentos de instrumentação. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Trabalham em equipe, com supervisão ocasional, normalmente em ambientes fechados e no período diurno. Em algumas das atividades que exercem podem estar sujeitos a estresse constante e à ação de ruído intenso.

Formação e experiência
Essas ocupações são exercidas por pessoas com escolaridade de ensino médio, acrescida de cursos de formação profissional de nível técnico (cursos técnicos) nas áreas correlatas. O desempenho pleno das funções ocorre após o período de um a dois anos de experiência profissional.

Fredson Lopes

Solução dos problemas de acesso nos aplicativos do Governo, Conectividade ICP... etc
Insta @fredsonlopesrh

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.