x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 2

acessos 604

Negativa de auxilio doença pelo INSS - Ausência de qualidade do segurado

DEMETRIUS PIRES

Demetrius Pires

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 5 anos Segunda-Feira | 13 agosto 2018 | 23:36

Boa noite
Assinei a carteira de minha empregada domestica desde Out/2015 e por falta de dinheiro, posterguei o recolhimento do INSS com a sua ciência.
Nunca sequer deduzi nenhuma contribuição do seu salário.
Em Junho/2018, resolvi pagar todo o período devedor ao INSS (com juros, multa e correção), cerca de R$ 11 mil reais, sem descontar nada dela.
Neste mesmo período, a mesma necessitou ausentar-se de licença-saude, por cerca de dois meses. O INSS aprovou a pericia, mas negou o beneficio por ausência de qualidade do segurado.
Conversei com ela, dizendo-lhe que pagaria estes meses do seu salário que se encontrou afastada, mas iriamos recorrer junto ao INSS do seu beneficio, tendo em vista que todas as suas contribuições encontram-se quitadas. Segundo ela, sentindo-se lesada, ira procurar a DRT. O que devo fazer nestes casos ?

carlos alberto dos santos
Consultor Especial

Carlos Alberto dos Santos

Consultor Especial , Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 07:57

Demetrius, bom dia.
Infelizmente isso acontece, e um direito dela de questionar junto aos orgãos competentes (M.Trabalho/Justiça do Trabalho), o que você deve fazer e quando receber, caso receba, a notificação provar que está tudo certo, ou seja, tudo em ordem.
Com relação ao INSS, quando o pedido e INDEFERIDO somente ingressando com uma ação na Justiça Federal, através de um advogado(a) Previdenciário, ok..

ALISON L. ARAUJO

Alison L. Araujo

Prata DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 14 agosto 2018 | 08:13

Bom dia!

Demetrius, ela estava registrada no eSocial neste período?

Vai levar tempo, mas acredito que vocês consigam reverter isso, com a carteira de trabalho assinada, comprovantes de recolhimento, se tiver os recibos do eSocial, etc., com ação judicial ou mesmo tentar de forma administrativa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.