x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 9.896

Contabilização de Remessas em Garantia

JÚLIA RIBEIRO GOMES VALENTE CARDOSO

Júlia Ribeiro Gomes Valente Cardoso

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 15 agosto 2018 | 09:59

Tenho uma dúvida sobre a contabilização de Remessa em garantia. Por exemplo: Uma empresa Distribuidora de auto peças (Lucro Real) Revende suas mercadorias com garantia, quando ocorre o retorno da peça defeituosa, a empresa remete ao fornecedor para que haja a "Troca". Porém pelo fato do processo ser demorado a empresa pega uma outra peça de seu estoque e envia ao cliente, e quando o fornecedor devolve a remessa ele faz das seguintes maneiras:

1- Devolve uma peça nova
2- Deixa o Valor de Crédito para as próximas compras
3- Devolve em dinheiro.

Minha principal dúvida é: Como contabilizar esses fatos?

Entendo que na devolução de uma peça nova posso utilizar contas de Compensação, agora como seriam os lançamentos das demais opções?

OBS. Na operação estão envolvidos Fabricante, Distribuidora e Cliente. O registro contábil é do Distribuidor.






jefferson mayer

Jefferson Mayer

Iniciante DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 14 novembro 2018 | 10:36

Temos também aqui na empresa situações como essa, e acredito que existe diversas formas de se registrar essa movimentação, mas vamos se ater as 3 formas que vc colocou que acontecem:

1 - Devolve a peça nova ( temos que ver como foi a peça defeituosa enviada ao fornecedor: remessa garantia / devolução - vai muito de como foi combinado anteriormente ) ;

2- Deixa o Valor de Crédito para as próximas compras ( é uma opção, porem esse crédito poderá ser originado da própria devolução da peça com defeito )
3- Devolve em dinheiro ( também pode ser referente a devolução da peça com defeito )

Dessa forma o fornecedor recebeu a peça com nota, o distribuidor baixou a peça do estoque e gerou um crédito, e o cliente já está contemplado com a nova peça entregue em substituição - lembrando que estamos imaginando que a peça vai "dar garantia" , caso negativo ,muda um pouco as movimentações.

Uma pergunta, como vcs registram a entrega da peça ( garantia antecipada ) ao cliente ??

Na verdade essa questão envolve politicas comerciais do fornecedor e distribuidor, e como eles registram isso contabilmente, na minha opinião deve haver acertos prévios para que não gerem distorções, pois estamos movimentando fiscal/contabilidade, estoque e financeiro.

Com certeza vai gerar novas dúvidas, aguardo .



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.