x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 3

acessos 2.797

Alteração de Razão Social - Certificado Digital

Adalberto Santos de Albuquerque

Adalberto Santos de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 09:13

Pessoal, bom dia!

Efetuei o desenquadramento de MEI de um cliente, que passou a ser Micro Empresa, porém agora ele não está conseguindo renovar o certificado, fiz a formalização do desenquadramento na junta comercial e agora estou tentando fazer a mudança da razão social através do DBE, porém estou recebendo o retorno que a SEFAZ exige certificado digital.

Dúvida: Agendei na receita federal a entrega da procuração para que no meu E-CPF eu consiga efetuar a mudança, este é o procedimento correto ? Ou além da receita federal, preciso efetuar algum procedimento na SEFAZ ?

Obrigado desde já.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 10:33

Adalberto Santos de Albuquerque,

Esqueça a procuração da RFB para este tipo de alteração.

Solicite no Poupatempo a Senha de Acesso ao Posto Fiscal Eletrônico, e assine o DBE com ela!

Vai ser liberado!

Qualquer dúvida adicional volte a postar!

Um grande abraço

Adalberto Santos de Albuquerque

Adalberto Santos de Albuquerque

Iniciante DIVISÃO 4, Assessor(a) Contabilidade
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 14:34

Décio, muito obrigado pela resposta.

Porém, eu tentei fazer a alteração apenas com o login e senha da Sefaz, mas quando consulto o DBE, recebo o retorno que a SEFAZ exige certificado digital para este tipo de alteração.

Por isso a minha dúvida quanto ao certificado digital, se basta eu protocolar na receita federal, ou se preciso também de algum procedimento em algum outro orgão.

Decio Pereira Bebiano

Decio Pereira Bebiano

Ouro DIVISÃO 2, Encarregado(a) Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 16:02

Adalberto Santos de Albuquerque ,

Se a empresa emite NF-e (modelo 55), deve-se utilizar o Certiifcado Digital (pode ser do sócio, o que consta hoje como responsável na RFB).

Outra observação, a senha do PFE que você esta usando foi emitida, na época, para o responsável que esta hoje na empresa.

No aguardo

Um grande abraço

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.