x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 294

NF fora do prazo porém SEM ICMS !!

Paulo Lourenço

Paulo Lourenço

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Comercial
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 09:28

Olá a todos os amigos e amigas.

Tenho uma dúvida que procurei no fórum e não encontrei, eu precisei cancelar uma Nota Fiscal de CFOP 5901 (Remessa para industrialização), pois foi feita a operação para o cliente errado, porém este recusou-se a fazer a devolução 5903 só para acertar em termos fiscais.

Com isso, nosso faturamento cancelou a NF assim mesmo, no entanto estava "fora do prazo de homologação" (passaram 3 dias), porém este tipo de nota fiscal não possui ICMS para pagar por ser uma simples remessa.

Minha pergunta é, estou sujeito a penalização do artigo 527 de até 10% de multa do valor na NF por cancelar fora do prazo de 24 horas mesmo numa NF sem incidência de ICMS ??

Todas as respostas que encontrei no fórum refere-se a NF cujo cobrança de ICMS foi aplicada nada sobre as punições quando não incide o tributo.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 21:30

Sim está, porém, por experiência própria já cancelei muita nota fora do prazo e não deu em nada...pq veja bem, esse artigo deve ser melhor repensado pelo fisco, haja vista que 24 horas é muito pouco para se anular uma operação, o seu caso é um caso desses. O ICMS é um imposto a nota fiscal é um documento que abrange várias operações por isso que vc não achou nada na legislação.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.