x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS FEDERAIS

respostas 3

acessos 376

Declaração de poupança no imposto de renda

Jonathan Ribeiro dos Santos

Jonathan Ribeiro dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Farmacêutico(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 16 agosto 2018 | 16:31

Olá, sou novo no fórum. Pesquisei sobre o tema e vi que haviam muitas postagens a respeito, porém não encontrei nenhuma que falasse a respeito de dependentes.
Sou dependente do meu pai na declaração de imposto de renda, devido possuir 19 anos e fazer faculdade.
No dia 07 de abril de 2018, realizei um depósito de 20 mil reais, divididos em duas poupanças, de bancos diferentes. Esse valor foi adquirido tanto trabalhando autonomamente, quanto economizando aqui e ali. O depósito foi realizado de uma vez só.
A primeira dúvida é, se dependente realmente deve ter o saldo da poupança informado na declaração do titular? (A internet diz que saldo acima de 140 reais devem ser declarados, enquanto escritórios de contabilidade dizem que não é necessário declarar poupança de até 40 mil reais). Outra dúvida seria: O que acontece se eu retirar 10 mil de uma poupança, deixando esse montante em casa, e declarar somente os outros 10 mil da outra poupança?

Douglas Jr.

Douglas Jr.

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2018 | 09:15

Bom dia,

Em relação a sua primeira duvida, cada titular deve informar conforme a sua participação na conta bancária. Se não for possível a identificação do valor atribuído a cada titular, o valor deve ser proporcionalizado igualmente entre os titulares.

Porém se no ano de 2017, essa poupança teve seu saldo de até 40 mil, vcs não precisam declarar.

Base legal da informação: Instrução Normativa n° 1.794/2018

Jonathan Ribeiro dos Santos

Jonathan Ribeiro dos Santos

Iniciante DIVISÃO 2, Farmacêutico(a)
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 16:46

Então, o no capítulo X da Instrução normativa RFB Nº 1794, onde diz que:"I - saldos de contas correntes bancárias e demais aplicações financeiras cujo valor unitário não exceda R$ 140,00 (cento e quarenta reais);" Não se aplica a dependentes? Se eu tenho 20 mil reais no banco e meu pai não informa na declaração dele, na qual sou dependente, não acontece nada?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.