x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 471

Notas Fiscais e Relatórios contábeis

Fabrício barro paná

Fabrício Barro Paná

Bronze DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2018 | 01:38

Olá Pessoal sou novo por aqui, sou formado em administração e estou concluindo contabilidade porem nunca trabalhei em escritório de contabilidade.
Estou ajudando um amigo a organizar as finanças de sua empresa e gostaria de sanar duas dúvidas com vocês.

1°- Gostaria de saber como o contador controla mensalmente as obrigações do empresário que não emite nota fiscal? É possível que o próprio contador no fim do mês emita nota fiscal retroativa pela empresa baseado na saída do estoque do cliente? Como funciona isso? Pois maioria das pequenas empresas não imitem nota e controlam apenas por anotações ou sistemas de automação.


2° - Sei que também muitas das pequenas empresas apenas pagam o contador pelo serviço básico, que no caso é o obrigatório e nunca viram se quer um relatório contábil de sua empresa.
Minha dúvida é se eu posso chegar no contador desse meu amigo e pedir para ele um demonstrativo dos últimos 2 anos da empresa e ele teria como me disponibilizar mesmo prestando apenas o serviço básico para o cliente ou no caso ele teria que cobrar um valor a parte e criar esse demonstrativo por não telo disponível?

Desde já, Obrigado!

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2018 | 07:45

Fabrício Barro Paná, c@ro amigo! bom dia e bom final de semana se assim o SENHOR nos Permitir.

Vamos tentar ajuda-lo nessa empreitada.

Olá Pessoal sou novo por aqui, sou formado em administração e estou concluindo contabilidade porem nunca trabalhei em escritório de contabilidade. Estou ajudando um amigo a organizar as finanças de sua empresa e gostaria de sanar duas dúvidas com vocês.

Pois, bem vindo ao clube, e que sua visita aqui não se resuma apenas nessa mas que possa voltar mais vezes e nos ajudar a fomentar o Fórum.

1°- Gostaria de saber como o contador controla mensalmente as obrigações do empresário que não emite nota fiscal? É possível que o próprio contador no fim do mês emita nota fiscal retroativa pela empresa baseado na saída do estoque do cliente? Como funciona isso? Pois maioria das pequenas empresas não imitem nota e controlam apenas por anotações ou sistemas de automação.

Discordo quando você diz: "Pois maioria das pequenas empresas não imitem nota e controlam apenas por anotações ou sistemas de automação." se não emitem nota, estão em infração mediante ao fisco. Salvo melhor juízo, quando uma empresa não está obrigada a emitir nota fiscal eletrônica ao menos outro modelo de documento fiscal é exigido pela administração publica estadual e/ou municipal, portanto precisas checar junto ao seu amigo, porque não emite as notas fiscais. Ademais a prática da não emissão caracteriza sonegação de receita que culmina na omissão do pagamento do tributo, isso sem contar outros desdobramentos que por aqui não é objeto de debate nesse momento.

2° - Sei que também muitas das pequenas empresas apenas pagam o contador pelo serviço básico, que no caso é o obrigatório e nunca viram se quer um relatório contábil de sua empresa. Minha dúvida é se eu posso chegar no contador desse meu amigo e pedir para ele um demonstrativo dos últimos 2 anos da empresa e ele teria como me disponibilizar mesmo prestando apenas o serviço básico para o cliente ou no caso ele teria que cobrar um valor a parte e criar esse demonstrativo por não telo disponível?

"Sei que também muitas das pequenas empresas apenas pagam o contador pelo serviço básico, que no caso é o obrigatório e nunca viram se quer um relatório contábil de sua empresa" Essa afirmativa não procede pois nenhum empresário/empreendedor ou dono de empresa é obrigado a contratar um profissional contábil para cuidar de sua empresa, aliás, qual o empresário/empreendedor ou dono de empresa que gosta de pagar alguma coisa para alguém? muitas aliás, veem o contador como um mau necessário. Então você precisa checar o contrato de prestação de serviços o que reza no mesmo, quais tipos de assessoria esta sendo contratada. Aliás pegando um ganchinho na sua conversa, como é que elabora a escrita contábil de uma empresa se a mesma nem notas fiscais com faturamento emitem? Reflita sobre o tema abordado.

Se precisar de mais ajuda, retorne!

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
Paulo Henrique de Castro Ferreira
Consultor Especial

Paulo Henrique de Castro Ferreira

Consultor Especial , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 17 agosto 2018 | 17:10

Aliás pegando um ganchinho na sua conversa, como é que elabora a escrita contábil de uma empresa se a mesma nem notas fiscais com faturamento emitem? Reflita sobre o tema abordado.


Esta vai cair no exame do CRC do ano que vem....rs

Boa tarde a todos.

Fabrício, você como bom administrador e em breve Contador, tem que ter em mente o seguinte: Contador so pode emitir algum relatório com documentação comprobatória e válida.

Isso de "vou lançar um aproximado", ou "lançar baseado no extrato..." é furada.

Tem que falar com seu amigo o seguinte: "fulano , sou seu amigão, mas é o seguinte agora estou falando como seu contador: se não emite NF é crime de sonegação!"

att

Atenciosamente.

Paulo Henrique de C. Ferreira
Contador CRC MG 106412/O - Perito Contábil CNPC 087 - Avaliador Imobiliário CNAI 23358
Avaliação de empresas e processos de transferência societária;
Especialista em 3º Setor e em fusões, cisões e incorporações;
https://www.psce.com.br
Atenção: não dou consultorias por telefone! Somente por e-mail ou via whatsapp (audio ou mensagem)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.