x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 471

Passo a passo abertura de uma empresa

Vilson Alves

Vilson Alves

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 5 anos Sábado | 18 agosto 2018 | 15:27

Boa Tarde, a Todos!
Caros colegas,
Estou iniciando em meu escritório de contabilidade. Até o momento tenho 2 clientes, que vieram do outros escritórios. Porém, agora, surgiu outro cliente, mas este em início de atividade. Trata-se de um transportador (coleta leite em fazendas e transporta até a empresa produtora). Será uma Micro Empresa. O que eu preciso dos colegas a mais tempo na profissão, são duas orientações: 1-) Existe um passo a passo que contemple todas as fases da abertura de uma empresa; 2-) teriam um modelo de contrato social para a empresa acima citada (será um único proprietário, ou seja, sem sócio)??
Favor me auxiliarem.
Desde já muito obrigado!!
Vilson Alves

Asafe Gutemberg da Silva

Asafe Gutemberg da Silva

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 22 agosto 2018 | 13:13

Boa tarde Vilson.

Não há um passo a passo fiel para abertura de empresas, visto que cada estado tem seus critérios.

A legislação é para todos, então há coisas que são padronizadas: Geralmente a abertura consiste:

1- Verificar na Prefeitura se há algum impedimento de funcionamento da atividade no local;

2- Como vai ser somente um titular e não sociedade, tem que ser definido o tipo de empresa: Empresário individual, EIRELI etc... cada tipo jurídico haverá sua particularidade. A partir dessa escolha terá que ver a possibilidade de reservar o nome da empresa na Junta ou na prefeitura;

3- Realizar o cadastro sincronizado;

4- Pagar as taxas, levar a protocolo na Junta;

5- Emitir alvará..

Enfim, não da para lhe passar um passo a passo fiel. Talvez um contador de sua região poderá lhe orientar de forma melhor.

Qualquer coisa me chama no Whatsapp que eu te ajudo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.