x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 16

acessos 927

Como Registrar Um Assédio Moral / Humilhação Com Operarios Portadores de necessidades Especiais? Chã

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 20 agosto 2018 | 22:07

Prezados Colegas!
Boa noite!

Gostaria de saber como um operário (chão de fábrica), poderia registrar um assédio moral, visto que não usa e-mail ou internet em seu cotidiano?

Ocorreu hoje o seguinte fato, um gerente de linha de produção falou para dois empregados (ambos portadores de necessidades especiais) que o trabalho deles na empresa é pior do que um porco imundo. A empresa está passando por recuperação judiciais e nos últimos dois anos já demitiu mais de 40 funcionários. Os colegas que presenciaram tão vexame, não querem se manifestar com medo de perder o emprego.

Os funcionários além de aguentaram xingamentos, estão sendo obrigados a lavar a empresa, banheiro e outras áreas quando falta insumo.

O que eu preciso saber, e se é possível redigir um oficio detalhando tudo que aconteceu, e de alguma forma coletar assinatura das testemunhas..lógico que o gerente não irá querer assinar tão documento, mas gostaria de saber se isso pode ser eficaz? visto que não tem como gravar provas, pois os funcionários são revistados antes de entrar na empresa e vestem uniforme da empresa.

Seria eficaz fazer isso?

Se redigir um oficio pode ser registrado em cartório para futuro processo trabalhista?

Obs.; Não adianta tentar procurar o RH da empresa, pois o gerente agressor é da família. Por experiência própria também sem que não resolve procurar Sindicato da categoria e MTE, pois como sempre nada fazem.

Quem puder me ajudar de como proceder, ficarei agradecida.

obrigada

JonathanMP

Jonathanmp

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Depto. Pessoal
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 10:26

Recomendaria procurar o MTE mesmo você dizendo que eles não resolvem nada.
Não sei como funciona em sua cidade mas em minha localidade, eles levam a sério, ainda mais uma denúncia desse porte.
A questão é que eles tem o dever (Obrigação) de averiguar uma denúncia, não é uma mera escolha cabendo responsabilidade daqueles que não o fazem.
Simplesmente faça sua denúncia em duas vias, exija protocolo do mesmo em caso de inércia você pode procurar a corregedoria.

Monica Vieira

Monica Vieira

Ouro DIVISÃO 2, Administrador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 12:54

Jessica,

Isso aconteceu com um amigo meu,.
Depois volto aqui e conto o desfecho.


Só queria saber mesmo, como uma pessoa chão de fabrica faria para comprovar, se não usa e-mail nem nada na aera de produção.

Marcos

Marcos

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 21 agosto 2018 | 13:22

Eu acho que cabe sim boletim de ocorrência, ainda mais por serem portadores de necessidades especiais que possuem uma proteção a mais do estado em relação a discriminação, entre outras coisas.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.