x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 1

acessos 769

empresa entre conjuges com reg com. univ bens

marcia de souza alves

Marcia de Souza Alves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 4 novembro 2009 | 15:15

Boa tarde, tenho duvida referente a um casal que ja esta casado a mais de 30 anos com regime de comunhão universal de bens. O codigo civil diz que não pode haver sociedade entre conjuges neste regime, porem, ao ler o codigo civil ao meu entender acredito que pode sim pelo fato de terem se casado antes no novo codigo que entrou em vigor em 2003. Alguem sabe me responder se procede este tipo de sociedade, mesmo que ela esteja sendo feita agora, mas pelo tempo de união que eles tem?
Fico grata quem puder me ajudar.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Wilson Fernando de A. Fortunato

Moderador , Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 6 novembro 2009 | 11:47

Bom dia Marcia de Souza Alves!


O Código Civil é bem claro ao proibir a sociedade de cônjuges casados no regime da comunhão universal de bens, mesmo que o casamento seja "antes no novo codigo que entrou em vigor em 2003".

Art. 977. Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens, ou no da separação obrigatória (Eu grifei).


Diniz, Maria Helena et al, na obra Novo Código Civil Comentado, comenta que:
"O dispositivo em questão não foi alvo de qualquer espécie de alteração quando da tramitação do projeto do Código Civil no Congresso Nacional. Não tem precedente no Código Civil de 1916. Na redação primitiva do Código Comercial de 1850 (art. 1º, n. 4), a mulher casada somente poderia exercer atividade comercial, separadamente de seu marido, se por este fosse autorizada. Com o novo regime jurídico regulado a partir do Estatuto da Mulher Casada (Lei n. 4.121/62), com a instituição da garantia da meação da mulher sobre o patrimônio do casal, a jurisprudência passou a inclinar-se na direção da possibilidade jurídica da constituição de sociedade comercial entre cônjuges. Essa orientação jurisprudencial dominante, originária do Supremo Tribunal Federal, vem agora a ser reconhecida e consagrada pelo novo Código Civil".
Ou seja, o Código Civil reconhece a sociedade comercial entre cônjuges, exceto se os mesmos optaram pelo regime de Comunhão Universal de Bens ou separação obrigatória.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.