x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 826

acessos 474.031

Cadastro do Pis On Line

Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 9 anos Terça-Feira | 3 fevereiro 2015 | 13:47

liguei para Fortes ?

hoje tem duas formas para gerar Pis

através do Conectividade Social enviando arquivo (você precisa ver se seu sistema de Folha de Pagamento gera esse arquivo) e acho que no dia seguinte você recebe o nº através de um arquivo retorno.

ou você pode se cadastrar através do formulário FICUS/E e lançar manualmente as informações para cadastro no site de Cadastro NIS online, você recebe o nº na hora.

cada forma tem sua vantagem

Obs.: esse tópico é mais sobre o Cadastro NIS online, tem um outro onde o pessoal discute sobre o envio de arquivo através do CEF.

Talita da Silva Ramos

Talita da Silva Ramos

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 14:53

Boa tarde amigos,

Estou tendo uma grande dificuldade em relação ao Nis ou Pis de novos funcionários junta a conectividade social .

Gerei o arquivo transmiti pela caixa postal da conectividade Salvei o protocolo de envio em Xml e em pdf e imprimi o protocolo com a informação que o cadastrosNiz. zip foi armazenado na CEF nadata de hj?

Eu tenho que fazer maisalgumacoisapara obyer o numero do Pis do funcionário?


Socorro estou dessperada rsrs

Muito Obrigado

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Sexta-Feira | 6 fevereiro 2015 | 16:07

Talita, boa tarde !

Você deverá apenas aguardar a resposta da caixa, o retorno da mensagem enviada constará na caixa de entrada do certificado digital utilizado, em média demora 02 dias para essa mensagem chegar, após recebida essa mensagem, entre no site abaixo lá você conseguirá identificar o número do PIS/NIS do empregado, pois quando a CEF retorna a mensagem vem desconfigurada.

http://www.sineir.com.br/valida_nis.php

Bianca

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 12:01

Elizabeth Rocha

A que papel se refere? A 02 tipos de cadastro um pelo FICUS que possui seu próprio tópico para tirar dúvidas e este sim é feito por meio de um papel que está em aenxo e este tópico no qual é do cadastro online do PIS, não há papel a ser preenchido ou o seu sistema gera um arquivo e você transmite pelo sistema da CEF ou você pode preencher no link que segue abaixo.

http://www.sineir.com.br/gera_nis.php

Bianca

Bianca Iannantuoni

Bianca Iannantuoni

Prata DIVISÃO 2, Analista Recursos Humanos
há 9 anos Segunda-Feira | 9 fevereiro 2015 | 15:10

Elizabeth

Como havia dito há 02 maneiras para se cadastrar o PIS.

A 1ª é você utilizando o certificado digital da empresa responsável pelo cadastramento do PIS.

A 2ª é por meio de um formulário que consta em anexo no tópico, denominado FICUS, você irá preenchê-lo, levar para o seu cliente assinar e reconhecer firma da assinatura e levar as documentações necessárias para a caixa liberar o acesso para cadastramento do pis.

Obs: O modelo do FICUS para preenchimento consta em anexo, porém a uma versão nova do formulário versão 0.5 senão me engano

Se precisar de ajuda para qualquer uma das duas maneiras estou à disposição.

Bianca

Taís da Silva

Taís da Silva

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 9 anos Terça-Feira | 24 fevereiro 2015 | 09:57

Bom dia,Prezados.

Estou tendo muita dificuldade para encontrar quais são os erros do cadastro no Nis.
O meu erro deu 1235 e 1299,sendo que quando eu tento ver nos erros no site da Caixa eu não consigo,pois não acho esses dois erros.

Taís da Silva
Contadora 
e-mail: [email protected]
Whatsapp: 21 98284-5617
Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 14:02

Amigos preciso de uma orientação

eu contratei no dia 23/02 uma funcionaria que nao tem PIS . Atualmente somos tres empresas , sendo que duas já possuem o cadastro para o PIS on-line. Infelizmente a empresa na qual terei que contratar essa nova funcionaria não possue o cadastro . Preparei toda documentação para levar hj na caixa , mas infelizmente , para tal atendimento tem que ser agendado horario e eles so tem horario vago para o dia 31/03 .
A minha duvida é o seguinte :

eu posso fazer o PIS para essa funcionaria utilizando uma das outras empresas que eu ja tenho cadastro?

como vou fazer para informar ao CAGED , FGTS e afins até sexta feira onde faço a transmissao dos informes da minha folha de pagamento?

preciso de uma luz!

Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 9 anos Segunda-Feira | 2 março 2015 | 15:35

Olá Kamila Pereira

Não é correto você cadastrar um funcionário no PIS através de outra empresa, mas com certeza algumas pessoas já fizeram isso por enfrentarem o mesmo problema que você.

Antes de fazer isso eu acho que você deveria tentar cadastrar o PIS através do conectividade social (enviando arquivo), caso sua folha de pagamento não possua um exportador, existe ESTE LINK que um usuário do fórum criou para poder fazer isso.

Boa sorte

DELAINE OLIVEIRA

Delaine Oliveira

Prata DIVISÃO 5, Auxiliar Recursos Humanos
há 9 anos Quinta-Feira | 5 março 2015 | 16:31

Boa tarde pessoal,

cadastrei a empresa na CEF para realizar o cadastro de PIS online, como que faço para realizar o cadastro do PIS do funcionário depois que entro no MENU - Cadastro NIS? É preciso a certificação digital?

Em tudo daí graças! 
JOANA DARC MACIEIRA

Joana Darc Macieira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 12:53

Alberto,

Muitíssimo obrigada. Resolveu o meu problema.

Mais uma dúvida:
Tenho uma outra situação em que o funcionário nos apresentou um número NIT, dizendo se o PIS, porém, o sistema RAIS diz que não é um número válido para PIS....
Tenho como consultar o número do PIS desse funcionário, via conectividade social ou de alguma outra maneira, para confirmação do número correto???

Grata
Joana

Kamila Pereira

Kamila Pereira

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Depto. Pessoal
há 9 anos Sexta-Feira | 13 março 2015 | 13:41

Ligue para o Oculto da caixa economica e siga a voz eletronica .... tecle opção 1 - PIS e depois OPÇÃO - 3 vc vai chegar a opção de atendimento as empresas , lá vc tera que ter em maos o numero do CPF ,nome completo do funcionario , data de nascimento e nome completo da mae . Ai a atendente vai confirmar pra voce o numero de PIS ativo desse funcionario.

espero ter ajudado

cristiano souza carlos

Cristiano Souza Carlos

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 9 anos Quinta-Feira | 19 março 2015 | 08:42

Meu cliente levou o formulário Ficus e os documentos na Caixa, qual é o prazo que tenho para que o sistema fique liberado para eu utilizar? Pois quando eu tento acessar o site ainda aparece a seguinte mensagem

Usuário internet não cadastrado no SISGR.

Obrigado.

"Lembre-se: as palavras voam e o papel fica."
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 00:52

Boa noite a todos,

Estou tentando sem sucesso fazer um cadastro NIS/PIS para um empregado com primeiro emprego. Fiz o cadastro FICUS na Caixa mas ao acessar o sistema diz que o usuario ainda não está cadastrado no SISGR. Tentei fazer preenchendo o formulário do link acima, mas também não consegui pois não consegui fazer o download após o preenchimento porque deu erro para gerar o arquivo txt. Como última hipotese tentei colocar o número do NIT do empregado na RAIS mas o sistema não prossegue com essa informação. Como hoje é o último dia para o envio, é possível transmitir a RAIS sem informar esse empregado e fazer a Retificação com a inclusão do mesmo assim que eu conseguir o número do PIS dele?

Obrigado pela ajuda!!!

Att,

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 13:31

Carlos Silva,

para inclusão de funcionário na RAIS, pelo que li você terá que enviar uma nova RAIS somente com esse funcionário depois.
http://www.rais.gov.br/sitio/retificacao/prazo.jsf

e aparentemente você estará sujeito a multa
http://www.rais.gov.br/sitio/como_informar.jsf#penalidade

referente ao link acima do gerador, fiz um teste agora e está funcionando normalmente.
Obs.: Assim que você clica no botão GERAR ARQUIVO NIS, abaixo dele aparece um link pra download (Exemplo: Download do Arquivo CADASTRONIS.D150320.S01), esse é o arquivo que você irá enviar pelo conectividade social.

CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 17:26

Boa tarde Alberto Rabassa Jr,

Fiz o possível para tentar resolver esse problema mas não consegui. Tentei informar o cadastro NIT do empregado para pelo menos informá-lo na RAIS mas o sistema não aceitou. Já transmiti a RAIS sem esse funcionário porém vc me alertou de que não posso fazer uma Retificação. Nesse caso, como ainda está no prazo existe alguma solução para que eu possa incluir esse empregado para fazer a Retificação posteriormente, como utilizar outro numero de identificação ou (sei que não é correto), informar um outro número de PIS somente para constar esse empregado na RAIS? Dessa forma acho que eu poderia retificá-la e ficar isento da multa, se for o caso.

Quanto ao download vc faz por qual navegador e salva o arquivo como?

Desde já lhe agradeço pela grande ajuda!

Att,

Carlos

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 9 anos Sexta-Feira | 20 março 2015 | 18:25

A RAIS não permite retificar o PIS, se você colocar o PIS de outra pessoa terá dois trabalhos (excluir a informação incorreta através do link http://www.rais.gov.br/sitio/exclusao_vinculo_identificacao.jsf e enviar a RAIS de inclusão conforme já falei antes).

Testei 2 navegadores aqui e deram certo: Chrome e IE 11

mas através do Conectivadade já está bem tarde pra conseguir o PIS, mesmo que vc faça agora acho que só amanhã o nº ficará disponível.

me passa seu skype por MP que tento te ajudar

Vinicius

Vinicius

Bronze DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 18:02

Pessoal, uma luz!

Estou cru no assunto, li e reli vários tópicos, mas mesmo assim não encontrei as respostas para as seguintes duvidas:

* Qual a diferença (na conictividade social ICP) da opção na caixa postal: "Envio de arquivo PIS" e "Envio de Arquivo Cadastro NIS"? Para o que é usado cada opção?

* Pelo que vi, para o cadastro do PIS do funcionário tenho duas opções: Cadastro pela conectividade ICP com certificado (sem necessidade de autorização prévia da caixa) e pelo formulário FICUS, é isso?

.
CARLOS  SILVA

Carlos Silva

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 9 anos Segunda-Feira | 23 março 2015 | 23:29

Boa noite,
Hoje o acesso ao cadastro nis pelo site da caixa foi liberado depois de 5 dias. Entrei com meu numero do Pis e senha e acessei o sistema, selecionei a empresa e apareceu o servico disponibilidado que e o cadastro Nis. Clico em novo cadastro porem nada acontece...Nao abre uma nova tela para preenchimento do cadastro. O que pode estar ocorrendo? Tenho q fazer o acesso por um navegados especifico ou deve ser um problema da Caixa?
Obrigado pela ajuda!

Att,

"Quando se olha para o futuro, não faz mal deixar o passado para trás"
Alberto Rabassa Jr

Alberto Rabassa Jr

Prata DIVISÃO 2, Encarregado(a) C.P.D.
há 9 anos Terça-Feira | 24 março 2015 | 11:37

Vinicius,

1- ainda nem tinha percebido esse "Envio de arquivo PIS", meu palpite é que ele seja para pagamento de Abono Salarial do PIS.
2- isso mesmo, ou você envia um arquivo pelo "Envio de Arquivo Cadastro NIS" ou se cadastra através do FICUS/E.

Carlos Silva,

esse site possui um erro de script que os navegadores bloqueiam, quando você chegar na tela do cadastro precisa liberar esse acesso.
se for pelo Chrome basta você clicar no escudo que fica no canto direto da barra de endereços do navegador e depoisr em carregar scripts não seguros

Página 25 de 28

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.