x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 4

acessos 36.364

Aviso Previo para funcionario c/ mais de 50 anos

Luciane Aguirre

Luciane Aguirre

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 14:47

Boa Tarde, pessoal!


Por favor preciso de uma ajuda, pois sou nova nesta area. Tenho que dar o aviso previo para uma funcionária com mais de 50 anos e ouvi comentários que neste caso o aviso tem que ser de 60 dias. Gostaria de saber se realmente é verdade e um embasamento legal. Muito obrigada desde já.


Luciane

celso  siqueira

Celso Siqueira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 15:02

Luciane !
Não existe nada na legislação que conste que acima de 50 anos, o empregado terá aviso prévio diferenciado, pode ser que conste alguma cláusula em convenção coletiva de trabalho, consulte o sindicato da classe.

OSMAR LUIS CORNACHIONE

Osmar Luis Cornachione

Ouro DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 19 novembro 2009 | 15:08

Luciane
Boa tarde

4. DURAÇÃO DO AVISO PRÉVIO


A duração do aviso prévio é de 30 dias, independente de qualquer condição e independentemente da jornada de trabalho do funcionário.

Art. 7º, XXI, da Constituição Federal


É importante ressaltar, porém, que algumas convenções e acordos coletivos disciplinam vantagens no aviso prévio de funcionários com maior tempo de serviço ou de idade mais avançada. Assim, é interessante sempre consultar o Sindicato da categoria antes de notificar o aviso.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.