x

FÓRUM CONTÁBEIS

LEGALIZAÇÃO DE EMPRESAS

respostas 273

acessos 203.801

Alterar MEI para LTDA

GLENIS CRISTIANE SANTANA

Glenis Cristiane Santana

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Quarta-Feira | 31 outubro 2012 | 10:02

Bom dia Leonardo,

Estou com o mesmo problema que vc!

O seu já foi deferido? poderia me ajudar, pois a Receita está indeferindo meu processo de transformação de MEI para LTDA.

Eventos solicitados:
- Alterações: endereço, nome, natureza juridica, Capital, Contabilista, qualificação do responsável, enquadramento, nome fantasia.

Mensagem da Receita:

Evento não permitido ao MEI.

Qual evento se trata???

Obrigada.

Giovanne Augusto Cecílio

Giovanne Augusto Cecílio

Bronze DIVISÃO 3, Motorista
há 11 anos Domingo | 11 novembro 2012 | 11:19

Recebi um e-mail com essa mensagem da Jucemg

Empreendedor Individual poderá alterar ou cancelar registro através do Portal do Empreendedo


Junta Comercial de Minas receberá até 13 de novembro pedidos de alteração e baixa de Empreendedor Individual

Os Empreendedores Individuais poderão utilizar, a partir de 27 de novembro, o Portal do Empreendedor - https://www.portaldoempreendedor.gov.br - para alterar dados ou cancelar registros. A medida é instituída por resoluções que visam agilizar os processos, mediante a geração e transmissão de arquivos eletrônicos para arquivamento pelas Juntas Comerciais.

Atualmente, para alterar ou cancelar o registro, o Empreendedor Individual precisa ir pessoalmente numa das unidades da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais e em outros estados também na Receita Federal, Secretaria da Fazenda do Estado e Prefeitura. Com a mudança, será possível resolver todas essas questões somente por meio do portal.

A Jucemg receberá até 13 de novembro os processos de alteração e extinção de Empreendedor Individual. Até o dia 21 de novembro todos os processos relativos à essa categoria serão deferidos ou indeferidos, além de cadastrados no sistema da Jucemg, cumprindo a determinação do Departamento Nacional do Registro do Comércio. Os processos que se encontram pendentes poderão ser reapresentados na Junta Comercial até a referida data, para isto é fundamental o acompanhamento e adequação no prazo estabelecido.

As alterações e extinções de Empreendedor Individual poderão sofrer breve interrupção no país, o que não caracteriza descontinuidade do serviço por se tratar de razões de ordem técnica e estando sobre prévio aviso.



Eu que tenho que fazer alteração vou esperar pra ver, o contador cobrou R$600,00 pra fazer uma alteração básica.

Rafick Logística - Ouro Preto/MG
31 997628213

Entregas Porta a Porta
Fretes de Cargas
Pequenas Mudanças
Remoção de Motos

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Segunda-Feira | 28 janeiro 2013 | 18:01

Anadson Deivid

Boa Tarde, esse MEI ta complicado, pois eu fiz a exclusão do SIMEI, depois disso não consegui fazer nenhuma alteração, pois a junta comercial não aceitava mais , ele pedia pra fazer a alteração pelo portal ai eu ia no portal e dava a msg que o CNPJ não fazia mais parte do MEI rsrsrs

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Flavio Junqueira de Araujo

Flavio Junqueira de Araujo

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 09:05

Anadson, aqui no PR, tem que ser feito o pedido de desenquadramento do SIMEI, em seguida fazer uma alteração na junta comercial com evento de alteração de nome empresarial (para retirar o CPF da frente do nome empresarial que acompanha os MEIs). Feito isso a empresa passa a ser EI e ai sim conseguirá fazer transformação para LTDA.

Abraços

FABIO CORREA DA SILVA

Fabio Correa da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2013 | 09:53

Anadson Deivid

isso, mais não sei como ta ai na junta comercial da BA, pois aqui em SP eu fiz uma exclusão de MEI para EI, depois disso não consegui fazer nenhum tipo de alteração na junta nem to portal do empreendedor, por causa das mudanças no portal do microempreendedor, a junta comercial não aceita mais fazer alteração por causa do nire ser de MEI

Att,

Fábio

" Abertura,. alteração, encerramento e legalização de empresas "

E-mail: [email protected]

WhatsApp (13) 99789-0607
Evandro Cabral Oliveira

Evandro Cabral Oliveira

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 25 março 2013 | 15:00

Bianca

Caso o seu cadastro como MEI seja de outro ramo de negócio terá que fazer a baixa, sim.
você vai precisar de um contador e o alvará deverá ser feito depois que efetuar o registro na junta comercial, que o contador fará para você.

Se o seu cadastro como MEI for no mesmo ramo de negócio, vai precisar fazer somente alteração de MEI para EI e depois para LTDA e depois fazer o alvará.

Evandro Cabral Oliveira
Contador
Salvador-BA
71 9194-1307
Eliú

Eliú

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 11 anos Quinta-Feira | 18 abril 2013 | 16:21

Boa tarde Fórum!! Preciso fazer uma alteração de MEI para LTDA. Sei que antes peciso transformar MEI para EI e depois para LTDA. para isso preciso pegar uma declaração no portal do simei de baixa de inscrição. esta certo isso? como pego essa declaração?

no aguardo pela ajuda

abraço a todos


ANA

Ana

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 3 junho 2013 | 09:38

Tenho um cnpj (em MG) Microempreendedor Individual e quero mudar para Empresa Individual. quais os passos a seguir?
Código do evento no cadastro sincronizado etc e tal.
Att

MARCIA MARZULLO

Marcia Marzullo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 14:41

Olá amigos,
minha pergunta é a seguinte: Estou migrando uma MEI para LTDA, entendo que tenho que primeiro dar baixa no MEI e logo fazer as devidas alterações. Uma vez desenquadrada como MEI, automaticamente ela se enquadra EI??? Mas como faço para ter o requerimento de empresário??? e a mudança na receita? seria através do site? Queria muito o passo a passo para este processo!!!
Alguém pode me ajudar????
Obrigada!!!!
P.S Sou do Rio de Janeiro

VALDI F SANTOS

Valdi F Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 14:53

Dando baixa no ME é só abrir nova empresa, desta feita como ME, com novo CNPJ, lembrando que se fosse mês de janeiro (inicio do ano fiscal) poderia ser desenquadrado esse mei e ai então gerado RE requerimento de empresário para as alterações sucedâneas. Ocorre que o mei gera um NIRE proprio que fica denunciando, sempre, que trata-se de Microempreendedor.

favor nos adicionar informações. sugestões e contestações para

@Oculto

MARCIA MARZULLO

Marcia Marzullo

Bronze DIVISÃO 3, Administrador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 15:27

Caro Valdir,
Então tenho que dar baixa no MEI e abrir uma nova empresa?? Não posso de forma alguma aproveitar nada dela? o CNPJ vai mudar o número?
Para dar baixa no MEI, apenas desenquadro ela site mesmo, não é? só isso?
Ok,
Obrigada!

VALDI F SANTOS

Valdi F Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 18:40

onde se lê: "Dando baixa no ME é só abrir nova empresa.." leia-se: "Dando baixa no MEI é só abrir nova empresa...".

A baixa do MEI pode ser feita a qualquer momento, lembrando que no mês seguinte tem que se fazer uma declaração especial de encerramento, do contrário voce não vai conseguir abrir uma ME.

Se conseguir desenquadrar do MEI através das rotinas do simples, você aproveita tudo, a empresa continua "vivendo" sob novas formas de tributação e recolhimento comum às MEs. O mês de janeiro é ideal para essas migrações.

VALDI F SANTOS

Valdi F Santos

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 3 julho 2013 | 19:02

UMA VEZ DESENQUADRADA VOCE NÃO PODE MAIS USAR O PORTAL PARA PROCEDIMENTOS NOVOS PORQUE O SIMEI TIROU O CNPJ DO SEU BANCO DE DADOS. AI TODA ALTERAÇÃO TEM QUE SER VIA JUNTA E SEMPRE ANEXANDO O COMPROVANTE DE DESENQUADRAMENTO TIRADO DA ROTINA DO SIMPLES NACIONAL.

abertura, alteração e baixa

@Oculto

Ricardo Pimentel

Ricardo Pimentel

Prata DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 15 agosto 2013 | 15:14

Prezados boa tarde!
Preciso fazer uma transformação MEI para Ltda.
No Caso tenho que fazer o desenquadramento junto ao portal do empreendedor, por opção e providenciar essa alteração junto a JUCESP, por via manual(sem cadastro web), esperar o deferimento por parte da Junta.
No caso do tipo jurídico, como ficará então? Após o deferimento ele torna-se automaticamente um Empresario? Neste caso o NIRE torna-se então de Empresario(antiga firma individual)?
Desta forma entende-se que posso excluir o CPF e como Empresario fazer a transformação para LTDA.
Como fica a questão em relação ao tratamento fiscal? Ele ira recolher como simples até o fim do ano(no caso de desenquadramento fora do mês de janeiro de cada ano), O sistema do Simples Nacional ira reconhecer ele como ME ou EPP, ou não ocorrerá a atualização por enquanto.

FERNANDO HENRIQUE OLIVEIRA DE AZEVEDO

Fernando Henrique Oliveira de Azevedo

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 10:13

Caros(as) consultores(As),bom dia.
Venho mais uma vez recorrer a este fórum. Sou da cidade de Araçatuba-sp,e preciso de uma orientaçao.
Um cliente MEI, tem apenas o CNAE 4781-4/00.

Ele quer incluir o cnae 6319-4/00,(que nao permite opção pelo MEI)e quer alterar a empresa para LTDA, optante pelo SIMPLES(mas sem socios !!!!!).

Eu li que a empresa hj, pode ser LTDA sem socio,mas como devo proceder para fazer isso?

Resumindo:
1-como incluir um novo cnae?;

2- como transformar em LTDA?;

3-como optar pelo SIMPLES?.

P.S.: Lembrando apenas que, para me ajudar, o mesmo nao tem pago as guias de DAS a um certo tempo. Existindo essa "dívida", posso fazer tais alterações?Ou a dívida só origina impedimento para optar pelo SIMPLES?.

Desde já, grato a todos(as).

Antônio Carlos

Antônio Carlos

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Jurídico
há 10 anos Terça-Feira | 20 agosto 2013 | 14:13

Prezado Fernando,

Segue abaixo procedimentos por mim adotado em caso semelhante ao seu:

Ele quer incluir o cnae 6319-4/00,(que nao permite opção pelo MEI) e quer alterar a empresa para LTDA, optante pelo SIMPLES(mas sem socios !!!!!).
- Aqui sem problemas, você poderá fazer a migração de MEI para Simples Nacional normal.

Eu li que a empresa hj, pode ser LTDA sem socio,mas como devo proceder para fazer isso?
- Na verdade ela pode ser LTDA só que na modalidade EIRELI (Empresa Individual de Responsabilidade Limitada).

Resumindo:
1-como incluir um novo cnae?;
- Primeiro proceda o desenquadramento do MEI, em seguida na Junta faça a inclusão do novo CNAE, aproveite para alterar o valor do Capital Social também nesta alteração.

2- como transformar em LTDA?;
- Proceda a elaboração do Contrato de Transformação da empresa para EIRELI, lembrando que nesta ocasião deverá ficar atento para a Razão Social, exemplo: PORTAIS DE VESTUÁRIO E INFORMÁTICA EIRELI, exitem vários tópicos aqui no fórum onde você poderá pegar o modelo do Contrato de Transformação.

3-como optar pelo SIMPLES?
- Não precisa, pois a partir do momento que a empresa está enquadrada como MEI já está dentro do Simples Nacional, mas eu sempre faço os procedimentos de enquadramento na Junta para evitar transtornos e desencontro de informações, então proceda o pedido com as opções ME ou EPP, mas isso na Junta, pois na Receita é automático, mas tome cuidado para não desenquadrar por ocasião da mudança do Simples Nacional, se isso ocorrer somente no final do ano para fazer novo pedido para o Simples Nacional.

P.S.: Lembrando apenas que, para me ajudar, o mesmo nao tem pago as guias de DAS a um certo tempo. Existindo essa "dívida", posso fazer tais alterações?Ou a dívida só origina impedimento para optar pelo SIMPLES?
- Aqui cabe uma observação, eu já consegui fazer todo o procedimento mesmo existindo débitos do DAS, apenas lembrando, caso consiga o valores em abertos tem que ser pagos, pois podem ir para a Procuradoria.

Espero ter ajudado,

A disposição.

"Não fazemos o que é fácil e sim o que é correto, porque o que é fácil muitos fazem, o correto, poucos!"

PLANEJAMENTO E REDUÇÃO TRIBUTÁRIA

SAIBA COMO ECONOMIZAR EM TRIBUTOS - FALE CONOSCO.

https://www.projectbusiness.com.br
https://www.novotempo.com
Página 7 de 10

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.