Contábeis o portal da profissão contábil

29
Nov 2014
05:20

BUSCAR NO FÓRUM

buscar

Nota Fiscal de devolução parcial

16   respostas
25.835   acessos

POSTS RELACIONADOS

postada em: Terça-Feira, 8 de dezembro de 2009 às 14:07:07
Olá caros colaboradores!!!

Gostaria de sanar uma dúvida: se uma indústria comprou matéria-prima e resolve devolver parte da mercadoria comprada, como ficaria a nota fiscal de saída? ficaria com o CFOP 5201 ou tem outro CFOP específico para esta situação?
(Obs: a mercadoria é tributado)
Eu posso realizar essa devolução parcial?

Desde já obrigado a todos pela ajuda!!!
Leonardo Alcantara

Usuário 5 Estrelas

postada em: Terça-Feira, 8 de dezembro de 2009 às 14:41:50
Romir,

Você pode fazer a devolução parcial desses produtos.
José Renato Rodrigues

Usuário 5 Estrelas

postada em: Quarta-Feira, 9 de dezembro de 2009 às 08:25:50
ola Romir,

como o José ja descreveu voce pode devolver parcialmente sim.

CFOP 5.201 qdo a compra foi uso p/ industrialização
CFOP 5.202 qdo a compra foi uso p/ comercialização

vale lembrar que:

deve se escrever o motivo da devolução, que é parcial, referenciar a nf de compra e sua data de emissão e por ultimo
se vei com IPI não se deve destacar na nf apenas indicar, porem o valor total da nf deve ter o IPI incluido.

a humildade vai adiante da honra
Vanessa

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 10 de agosto de 2010 às 19:33:28
Modelo dos DADOS ADICIONAIS no caso de devolução:

DADOS ADICIONAIS

Material recebido com sua nota fiscal nº________ de xx/xx/xxxx e que estamos devolvendo-lhes por estar em desacordo com nosso pedido (Devolução Parcial)

Caso a devolução seja total cite (Devolução Total)
postada em: Segunda-Feira, 25 de julho de 2011 às 17:49:48
Boa Tarde!

estou com uma dúvida:

se fizer uma devolução parcial no ato da conferencia do pedido, posso assinar o canhoto da NF da venda de mercadoria?
Juliana Bester

Usuário Novo

postada em: Quarta-Feira, 27 de julho de 2011 às 11:16:08
Bom Dia,

Estou com uma dúvida, efetuei uma venda para consimidor final e a peça deu problema. como devo proceder para devolução?
postada em: Quinta-Feira, 28 de julho de 2011 às 09:55:12
Cara Juliana

Neste caso no momento em que o consumidor devolver a mercadoria você deve escriturar em sua própria nf de venda uma nf de Entrada com o CFOP de devolução.

Você deverá arquivar com você a nf da venda original -1ª via ( o consumidor tem que devolver a nf).

Qualquer dúvida estou á disposição!

Romir.
Juliana Bester

Usuário Novo

postada em: Quinta-Feira, 28 de julho de 2011 às 13:42:09
Romir, mas neste caso o cliente esta fora do estado. ele deverá enviar o material com a mesma NF?
postada em: Sexta-Feira, 29 de julho de 2011 às 09:40:57
Juliana,

Sim, ele até pode fazer uma declaração para acompanhar a mercadoria por motivo de segurança, como ele é usuário final não tem como ele usar uma outra nf.
Como ele é consumidor final e de outro Estado, em uma suposta fiscalização a Declaração justificará a circulação da mercadoria.

Romir.
Frá

Usuário 5 Estrelas

postada em: Segunda-Feira, 22 de agosto de 2011 às 15:56:05
Boa tarde,

Sou nova aqui e gosto muito de ler o que escrevem(tira muitas duvidas).
Tenho uma duvida e gostaria de dividí-las com voces.
Fiz uma venda de 01 equipamento, e este é composto de varias peças.(na minha nf. saiu quantidade 01). Meu cliente quer fazer uma devolução parcial, e quer emitir no campo quantidade nº quebrado ex: 0,1677 .
Acredito que está errado. Alguem pode me ajudar? Obrigada!!!
Alinne Rocha

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 23 de agosto de 2011 às 15:01:19
Bom dia

Gostaria que me tirasse uma duvida, tem um orfanato que sobrevive
das notas fiscais que recebem de doação, essas notas podem ser de qualquer cidade e estado ou so da cidade onde se localiza o orfanato.

Alinne
postada em: Terça-Feira, 23 de agosto de 2011 às 16:13:56
Eufrasia, boa tarde!

O que pode ser feito é evidenciar na Nota Fiscal quais peças, ou até mesmo parte do equipamento em que está sendo devolvido. E na observação citar que é devolução parcial (ou do item.....) ref a nf......
Se for peças basta colocar a quantidade de peças ( un= 5 estará devolvendo cinco peças do equip. xxx) e se for parte de um equipamento será un= 1 (estará devolvendo uma parte do equipamento).

Espero ter ajudado.

Romir.
postada em: Terça-Feira, 23 de agosto de 2011 às 16:22:56
Aline, boa tarde!

A origem (Estado e Cidade) da Nota Fiscal não faz diferença, não conheço nenhuma lei que proiba os orfanatos receberem doações de outros Estados ( até porque isso seria sem sentido e sem justificativa).O que realmente importa é a prestação de contas, ou seja, qual a origem econômica do dinheiro doado e qual a sua aplicação.

Romir.
Nathan

Usuário Novo

postada em: Segunda-Feira, 18 de junho de 2012 às 10:47:55
Uma empresa de confecção observou que após a fabricação dos produtos, o tecido utilizado apresentou defeito. O fornecedor da matéria-prima solicitou que para devolução fosse feita uma NF de doação (dos produtos já prontos) e o ressarcimento do valor iria vir em forma de descontos nas próximas compras.
O procedimento é correto? Existe outra forma de realizar essa devolução?
Denister William Gomes Silva

Usuário Frequente

postada em: Sexta-Feira, 20 de julho de 2012 às 10:14:13
Alguem saberia me informar se, no momento do recebimento da mercadoria, eu posso realizar uma devolucao parcial no verso da nota do fornecedor????
Brenda Gonçalves Viana

Usuário Frequente

postada em: Sexta-Feira, 27 de julho de 2012 às 16:59:30
Denister, boa tarde!

Você deverá emitir uma nota fiscal com seu bloco de notas referente o produto que deseja devolver.
Elisabete de Deus

Usuário Novo

postada em: Terça-Feira, 28 de agosto de 2012 às 13:54:28
Alguem poderia me ajudar ref nf de devolucao nosso cliente vai devolver a mercadoriae ele e sn e tb danfe e outra emprea e rpa como posso imitir essa nf a pessoa quer a nf com credito e ipi na nf esta correto. desde ja agredeco sua atencao

Você precisa ser cadastrado para responder mensagens

Quem participa

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Receba Novidades

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

POSTS RELACIONADOS

ACOMPANHE NOSSO PORTAL FACEBOOK

facebook.com/portalcontabeis

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários e visitantes deste site, tudo nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Página carregada em 0.47 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César