Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial
x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 3

acessos 12.775

Como Compensar salario maternidade 13 neste caso

RAMON ALBUQUERQUE

Ramon Albuquerque

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sábado | 12 dezembro 2009 | 09:52

Bom dia.

è a primeira vez que faço a folha do 13º salário e tenho algumas duvidas em relação a compensação na gps do salario maternidade.

neste caso por exemplo como devo proceder: A empregada está em licença gestante a contar de 14/09/2009. eu compensei normalmente nos meses de setembro proporcional, outubro integral novembro integral e dezembro vou compensar integral e janeiro proporcional até fechar os 120 dias de afastamento. acredito que até ai esta correto. mas e no 13º qual o valor que eu deveria compensar sendo que a remuneração da mesma é R$ 1.757,32 e a mesma começou a trabalhar em 01.01.2009.


e outra empregada que ja retornou do afastamento materniodade eu tbm poso compensar os meses que a mesma esteve afastada.

nao sei de deu para entender, aguardo uma apreciação deste email. grato

ramon albuquerque

JEAN CARLOS OTTO

Jean Carlos Otto

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 09:34

Bom dia Ramon,

no caso do 13º., ele será "fracionado" entre o 13º integral e 13º. ref. a parcela de afastamento, ou seja, ele deve receber 8/12 avos ref. o 13º. integral e 4/12 avos ref. 13º. do período do afastamento, de acordo com os valores acima, teremos:

13º. integral - (8/12 avos) - R$ 1.171,55
13º. lic. maternidade (4/12 avos) - R$ 585,77

O valor pago a colaboradora ref. 13º. lic. maternidade (R$ 585,77) será compensado com os valores devidos de INSS.

Obrigado,

Jean Carlos

TATIANA DIAS NUNES

Tatiana Dias Nunes

Iniciante DIVISÃO 4, Auxiliar Depto. Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 10:28

Bom Dia!

Solicito uma informação sobre 13º salário - 2ª parcela.

Ao calcular as médias de horas - extras na primeira parcela sendo esta paga em 01/10/09 entrou as médias de horas - extras e adic. noturnos até setembro de 2009,pois tinha somente a folha de pagto fechada até este Mês.

Agora e na segunda parcela tem que entrar somente a diferença que faltou das folha de pagto de Out,Nov e Dez/09 e vou descontar o valor da primeira parcela que paguei adiantada,mas no meu sistema de folha ele coloca na segunda parcela todos os meses novamente desde janeiro até dez nas médias sobre horas - extras e adicionais noturnos.isto está correto?

Atenciosamente,
Tatiana
Depto.Pessoal

JEAN CARLOS OTTO

Jean Carlos Otto

Prata DIVISÃO 2, Gerente Pessoal
há 14 anos Segunda-Feira | 14 dezembro 2009 | 10:34

Bom dia Tatiana!

Na primeira parcela do 13º. foi pago o adiantamento, adiantamento ref. a proporcionalidade do 13º. e também o adiantamento das médias de horas, ou seja, quando foi realizado o cálculo da 1ª. parcela, os valores ref. média de horas extras correspondiam à metade do valor devido de médias. Agora, na segunda parcela, deve ser pago o valor devido de média de horas extras, descontado o adiantamento já pago.

Obrigado,

Jean Carlos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.